Worm manipula banco de dados no Irã

Publicado em 28/11/2012 às 14:10 | 15618 leituras

O mundo vive uma guerra fria digital não declarada já há alguns anos desde a virada do milênio. E nações como o Irã continuam sendo os alvos-principais. Foi descoberto um worm capaz de causar severos danos a bancos de dados SQL corporativos. Seu nome? W32.Narilam.


Versão para impressão Enviar por email



O malware infectou muitos computadores iranianos.
Usuários do Reino Unido e Estados Unidos
foram pouco afetados
.

E mais uma notícia vinda do mundo da espionagem digital (e sabotagem) internacional. Recentemente a Symantec anunciou a descoberta de um worm muito especializado, chamado de W32.Narilam, que é capaz de comprometer de forma severa bancos de dados do tipo SQL (Structured Query Language). A empresa de segurança também reportou que esse malware é capaz de "falar" os idiomas Persa e Árabe, e parece ter como alvos-primários companhias localizadas na nação iraniana. O Narilam, como ficou conhecido, é mais um reminiscente do Stuxnet e suas variantes.


O modus operandi


Atualmente, são muitos os computadores iranianos que estão infectados com essa praga devido a sua facilidade de disseminação. O Narilam é capaz de se espalhar de duas maneiras principais: a primeira é via USB através do uso de memórias do tipo flash (cartões SD ou mesmo pen drives, comuns nos dias de hoje para a cópia de arquivos entre computadores), e a segunda é via recursos de compartilhamento de rede (como pastas compartilhadas do Windows na rede local). Uma vez dentro do sistema, o worm busca por bancos de dados do tipo SQL que estejam acessíveis via API do tipo OLEDB (Object Linking and Embedding Database).


Uma vez acessado o banco de dados, o worm não roubará dados, mas sim iniciará um processo de exclusão ou modificação dos dados presentes, e pode (de acordo com a Symantec) causar danos severos e irreparáveis. Nesta atual (e não declarada) guerra fria digital, atingindo alvos corretos com esse tipo de ação, pode ser mais que suficiente para frear o desenvolvimento de uma nação inteira, seja via industrial, mercado e/ou tecnológico. Quer um exemplo concreto? O Stuxnet. Esse malware foi capaz de infectar os servidores de controle das unidades de enriquecimento de urânio iraniana, localizadas em Natanz. Na época, o estrago foi suficiente para atrasar em meses o progresso de enriquecimento de urânio daquela nação.



O Narilam afeta praticamente "usuários corporativos".

Perceba que esse não foi um simples trabalho de inteligência generalizada, mas sim, uma ação altamente focalizada: o mais puro ato de sabotagem digital que se tem registrado, causando grandes danos e perdas de informações cruciais para suas "vítimas", levando a um atraso (ou em alguns casos piores, ao cancelamento) de ações específicas de toda uma nação.


Foco ou propósito?


Porém, o propósito do Narilam (ou pelo menos o que o autor desse malware desejava com sua "cria") ainda é desconhecido. Entretanto, através de análises, a Symantec acredita que os sabotadores tenham como alvo dados corporativos daquela nação. Através do trabalho de tradução de parte de suas instruções, aparentemente descobriu-se que o Narilam possui um altíssimo nível de especialização, buscando nos bancos de dados SQL nomes ou expressões como "venda", "vínculo financeiro" e "conta corrente". Porém, a suposta alta especialidade desse malware pode revelar baixo índice de infecção em escala global. A própria Symantec aponta que o resultado de suas análises indica "qua a vasta maioria dos usuários impactados com essa ameaça são usuários corporativos" e daquele país.


Mas será mesmo que um worm desse tipo ficaria muito tempo restrito em território iraniano? Acredito que com pequenas implementações multi-idioma, o Narilam pode "gerar crias" capazes de aterrorizar muito mais usuários corporativos --- só que agora em escala global.


Usando Delphi em sabotagens


E o mais incrível dessa história toda é saber que a "quase-esquecida" linguagem de programação Delphi foi utilizada para escrever parte desse worm. A Symantec também afirma que o worm pega os nomes de seus próprios atributos, já que ela efetua buscas por bancos de dados SQL com três nomes específicos: alim, shahd e maliran.


Fonte: Heise Online (em inglês)

Comentários


Outras notícias

Livro sobre Métodos Ágeis disponibilizado livremente

Publicado em: 14/02/2019 às 15:20 | leituras |

"Scrum - Projetos Ágeis e Pessoas Felizes", de autoria de Cesar Brod, disponibilizado de forma livre (Creative Commons) para download e consulta.

Papo de SysAdmin vai lançar Club DevOps

Publicado em: 19/01/2019 às 17:53 | leituras |

Plataforma deverá ser ambiente para reciclagem e capacitação em tecnologias DevOps.

Assespro-PR é o mais novo parceiro de canal do LPI no Brasil

Publicado em: 18/12/2018 às 11:10 | leituras |

A Assespro-PR — Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação —, e o Linux Professional Institute – LPI, firmaram uma parceria que deverá beneficiar as empresas associadas à Assespro-PR, bem como contribuir para a profissionalização do mercado de Software Livre e de Código Aberto no Paraná.

Linux Developer Conference Brazil: faltam poucos dias!

Publicado em: 14/08/2018 às 11:57 | leituras |

Evento será realizado nas dependências da UNICAMP, em Campinas, nos dias 25 e 26 de agosto.

Leitor da Linux Magazine paga meia para entrar no FISL18

Publicado em: 06/07/2018 às 21:05 | leituras |

Parceria entre a ASL.org e a Linux Magazine disponibiliza código promocional que fornece 50% de desconto na inscrição para o FISL18.

DevOpsDays chega a Maringá pela primeira vez

Publicado em: 20/03/2018 às 18:25 | leituras |

O DevOpsDays terá sua sétima edição no Brasil sendo sediada na cidade de Maringá, no Paraná, dias 23 e 24 de março, no Sebrae. O evento acontece em mais de 40 países e nele foi criado o termo "DevOps" (em 2009, na cidade de Gante - Bélgica).

SENAI/Fatesg promove segundo Meeting Hacker Senai

Publicado em: 18/02/2018 às 12:47 | leituras |

No dia 24/02/2018 a partir das 8:00h, o SENAI/Fatesg realizará o segundo Meeting Hacker Senai, com a participação do LPI, da Infomach e da Barketilly.

Certificações LPI: o caminho para turbinar a sua carreira

Publicado em: 13/10/2017 às 15:50 | leituras |

O Linux Professional Institute (LPI) oferecerá provas de certificação na Latinoware, em Foz do Iguaçu, em outubro, na Poticon, em Natal e no FGSL em novembro. Fique antenado! Este artigo elenca as últimas novidades sobre o LPI.

Blog do maddog: Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 14:09 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 13:23 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

Publicado em: 25/07/2017 às 14:12 | leituras |

A 4Linux — uma empresa líder em soluções Open Source e em práticas DevOps — está procurando profissionais para trabalhar como gerente técnico, que tenha bons conhecimentos em Linux e Softwares Livres. São duas vagas: uma para trabalhar em Brasília e outra para São Paulo.

Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

Publicado em: 23/05/2017 às 10:35 | leituras |

O evento irá abordar a forte disseminação de sistemas Linux em toda a estrutura de informação e mostrará a importância de técnicos da área serem capazes de identificar rotas, especificar controles de acesso para usuários Linux e monitorar a atividade privilegiada do usuário ao longo da rede de informação e, especialmente, na complexidade da nuvem. Participantes poderão requerer gratuitamente os créditos de CPE (Continuing Professional Education).

Novas vagas para os minicursos do WikiLab

Publicado em: 16/05/2017 às 11:59 | leituras |

Novas vagas abertas para os minicursos do WikiLab. Todos que já apoiaram ou apoiarem o projeto WikiLab no Catarse (com qualquer valor) podem participar.

Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

Publicado em: 28/04/2017 às 11:19 | leituras |

Novo evento sobre Software Livre será realizado no Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM).

Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

Publicado em: 19/04/2017 às 17:18 | leituras |

A Soluti Certificação Digital está em busca de um profissional para atuar como especialista Linux em Goiânia.

Vaga para analista de TI com experiência em ECM/GED, BPM e BI

Publicado em: 16/12/2016 às 11:12 | leituras |

Renomada empresa de serviços de consultoria em TI, está em busca de um analista de TI para trabalhar em projetos de implementação de soluções ECM/GED, BPM e BI usando os sistemas Alfresco, Activiti, Bonita, Camunda e SpagoBI.

Nova versão do Scalix Groupware oferece suporte completo a IBM Power & IBM Mainframes

Publicado em: 14/12/2016 às 12:59 | leituras |

A nova versão dá liberdade de escolha às empresas para usar as tecnologias mais modernas oferecidas pelo mercado como base para sua solução de e-mail e colaboração

Software Livre e de Código Aberto: uma questão de economia, não de política

Publicado em: 12/11/2016 às 12:36 | leituras |

Os argumentos apresentados neste artigo são todos aspectos econômicos, e não aspectos políticos. Decisões baseadas em política (e não em economia) devem ser lembradas pelos eleitores nas próximas eleições.

Lançamento: E-book E-mail e Colaboração no Século XXI (grátis)

Publicado em: 29/09/2016 às 9:15 | leituras |

A Linux Magazine, em parceria com a Scalix Brasil e a Linux Solutions, acaba de lançar o novo ebook da série "Technology Report": E-mail e Colaboração no Século XXI. Baixe gratuitamente!

Oportunidade na 4Linux - Vaga para Brasília

Publicado em: 25/08/2016 às 9:58 | leituras |

A 4Linux, empresa de consultoria e treinamento especializada em tecnologia Open Source, está em busca de um profissional com o perfil de analista de infraestrutura Linux pleno, para atuar em Brasília.

Lançamento: E-book 101 dicas para usar o Linux como um Profissional (grátis)

Publicado em: 01/08/2016 às 8:19 | leituras |

Baixe gratuitamente o e-book "101 dicas para usar o Linux como um Profissional", contendo os principais conselhos para não se apertar no seu trabalho ao usar e configurar o sistema do pinguim.

Sicoob adota soluções de código aberto e triplica rede de associados

Publicado em: 19/07/2016 às 12:22 | leituras |

A partir do projeto, a empresa pôde substituir mais de 500 servidores físicos de pequeno porte, consolidando todas as transações em três mainframes e 15 máquinas Intel de alto desempenho (high end).

BrodTec é a nova revenda Scalix na Região Sul

Publicado em: 30/03/2016 às 11:20 | leituras |

No mês de março, a Scalix firmou parceria com a BrodTec para que a empresa seja o seu represente oficial no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Linux Professional Institute anuncia seu novo Diretor de Desenvolvimento Regional para o Brasil

Publicado em: 21/03/2016 às 18:51 | leituras |

Há muito tempo incentivando softwares livres e de código aberto, Cesar Brod é, agora, o responsável do instituto para ampliar a formação e certificação em Linux no Brasil.

ASL.Org lança campanha de doação para realizar o FISL17

Publicado em: 05/02/2016 às 21:20 | leituras |

A Associação Software Livre (ASL.Org) iniciou nesta quinta-feira (4) uma campanha de arrecadação de fundos para a continuidade de seus trabalhos, entre eles a organização da 17ª edição do Fórum Internacional Software Livre (FISL17), que acontece de 13 a 16 de julho em Porto Alegre.


Mais notícias


lançamento!

LM 119 | Backup e Restauração




Impressa esgotada
Comprar Digital  R$ 10,90 Digital

  1. Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

    Publicado em 19/04/2017 às 17:18 | 636388 leituras

  1. Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

    Publicado em 23/05/2017 às 10:35 | 553758 leituras

  1. Baixe o curso de shell script do Julio Cezar Neves

    Publicado em 07/04/2008 às 19:41 | 536621 leituras

  1. 4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

    Publicado em 25/07/2017 às 14:12 | 401113 leituras

  1. Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

    Publicado em 28/04/2017 às 11:19 | 343537 leituras

  1. Conexão 3G supera banda larga fixa no Brasil

    Publicado em 14/01/2011 às 13:35 | 16105 leituras

  1. Cassandra 1.2 é lançado conforme previsto

    Publicado em 03/01/2013 às 10:09 | 17446 leituras

  1. Cisco lança dois dispositivos de armazenamento baseados em Linux

    Publicado em 28/01/2009 às 17:39 | 18312 leituras

  1. Google vai lançar empresa no ramo da saúde

    Publicado em 20/09/2013 às 15:43 | 12891 leituras

  1. INdT Tech Days em Joinville e Manaus

    Publicado em 14/11/2007 às 10:33 | 14420 leituras

whitepapers

mais whitepapers