O Tizen está pronto!

Publicado em 07/05/2012 às 10:49 | 6165 leituras

Projeto conjunto da Intel e Samsung já está disponível para desenvolvedores e fabricantes de dispositivos móveis.


Versão para impressão Enviar por email


TizenO projeto Tizen anunciou que está disponibilizando o código-fonte e uma versão 1.0 de seu SDK, batizado de Larkspur. O projeto Tizen surgiu como um substituto do projeto Meego na Linux Foundation, após a Nokia ter retirado sua participação dos esforços de desenvolvimento. O Tizen é agora um projeto conjunto que envolve principalmente a Intel e a Samsung que estão criando um sistema operacional para telefones móveis, baseado em aplicativos web e com suporte para aplicativos nativos. O projeto contrasta principalmente com o B2G da Mozilla, que está implementando todos os recursos de um smartphone em uma interface de navegador web. O código-fonte do Tizen 1.0 é descrito como "uma base sólida para fabricantes de aparelhos e desenvolvedores" e deve fornecer toda a tecnologia necessária para criar smartphones e tablets baseados no Tizen.


O código-fonte para a versão Larkspur do Tizen recebeu uma série de novos recursos. As capacidades web agora possuem suporte total à especificação W3C/HTML5 com recursos "chave" do WebRTC incorporados e APIs para acessar a câmera local e motores de vibração. O componente de mapeamento de locais agora suportam pontos de interesse, consultas estruturadas e desestruturadas para localidades, suporte à busca de rotas com múltiplos modos de transporte e personalização de caminhos. O suporte Wi-Fi Direct também foi acrescentado para melhorar o alcance das opções de conectividade para dispositivos Tizen.


As bibliotecas gráficas do Tizen são baseadas no X11 com um gerenciador de janelas compostas baseadas na Enlightenment Foundation Libraries (EFL), suporte para o OpenGL ES 1.1 e 2.0, gráficos 2D baseados no Cairo e complementados com um framework multimídia baseado no GStreamer. A API Web reside no topo de tudo e acresce APIs para acessar aplicativos Tizen, sistemas de arquivos, NFC e outros serviços. Uma lista completa de recursos é oferecida nas notas de lançamento do código-fonte.


O ambiente integrado de desenvolvimento (IDE) incluso no SDK oferece uma nova ferramenta baseada no navegador que oferece suporte para os APIs Tizen dentro de um navegador; isso permite que desenvolvedores depurem "aplicativos web" Tizen e como esses aplicativos são executados com vários perfis de dispositivos. A versão alpha do simulador baseado em navegador deve reduzir a necessidade de trabalhar com um emulador para diversos aplicativos.


Emulador do SDK em ação


O IDE, que já oferecia um assistente de criação de aplicativos web, um editor HTML WYSIWYG, revisores de sintaxe e otimizadores JavaScript e CSS, navegador WebKit e um console, além de modelos e exemplos, agora possui um registro de console JavaScript, suporte para depuração de múltiplos widgets e modelos definidos pelo usuário. O emulador do SDK foi atualizado para usar a versão 1.0 do QEMU baseado em x86 e agora oferece suporte à tecnologia VT de aceleração por hardware com o Intel HAXM e Windows.


O desempenho do emulador, que é sempre importante para desenvolvedores, é descrito como "significativamente melhor" com o uso do Hardware Acceleration Manager da Intel no Windows e aceleração OpenGL no Linux. O emulador também suporta agora o compartilhamento de diretórios entre as máquinas hospedeira e visitante, suporta entrada de áudio e possui um novo design do gerenciador de emulação. Detalhes completos do SDK estão disponíveis em suas notas de lançamento. Atualmente o SDK é suportado apenas nos sistemas Windows XP e 7 ou Ubuntu 10.04, 10.10, 11.04 e 11.10, e apenas em instalações de 32 bits.


O SDK está disponível para download no site developer.tizen.org. O código-fonte pode ser encontrado em repositórios no source.tizen.org. Um sistema de acompanhamento de problemas e wiki acabaram de ser abertos para a participação da comunidade.


Fonte: h-online, em inglês.

Comentários


Outras notícias

Raspberry Pi destrava Playstation 4

Publicado em: 19/05/2015 às 15:52 | leituras |

Técnica de destravamnto do Playstation 4 já é utilizada por assistências técnicas brasileiras para desbloquear console.

Terceirização: Presidente do TST diz que do jeito que está, juízes terão 'm

Publicado em: 18/05/2015 às 15:04 | leituras |

O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Antônio José de Barros Levenhagen, sustentou nesta segunda-feira, 18/05, que, se convertido em lei na forma como foi aprovado pela Câmara dos Deputados, o projeto que propõe novas regras para a terceirização aumentará o número de ações trabalhistas e, ao contrário do que tem sido dito por alguns de seus defensores, “não dará segurança jurídica às empresas”.

Lei de Acesso à Informação não 'pegou' no Brasil

Publicado em: 18/05/2015 às 10:38 | leituras |

Um levantamento feito pela Controladoria-Geral da União (CGU) aponta que 63% das cidades e dois estados tiraram nota zero em transparência pública. Esse é o resultado de um índice lançado pelo órgão nesta sexta-feira, 15/05, para lembrar os três anos de vigência da Lei de Acesso à Informação (LAI).

Usuários ignoram riscos de ameaças móveis, diz pesquisa

Publicado em: 15/05/2015 às 15:48 | leituras |

Apesar da grande popularização dos dispositivos móveis, os usuários ainda subestimam os riscos que correm ao se conectarem. Segundo uma pesquisa realizada pela Kaspersky Lab e pela B2B International, 28% deles sabem nada ou muito pouco sobre malware móvel.

Quase 30% dos usuários sabem nada sobre malware móvel

Publicado em: 12/05/2015 às 7:01 | leituras |

Apesar da grande popularização dos dispositivos móveis, os usuários ainda subestimam os riscos que correm ao se conectarem. Segundo uma pesquisa realizada pela Kaspersky Lab e pela B2B International, 28% dos usuários sabem nada ou muito pouco sobre malware móvel.

As armadilhas da nuvem: cuidado com a sua escolha

Publicado em: 01/05/2015 às 12:08 | leituras |

A próxima geração de aplicações seguem outras premissas onde a principal é a adequação para uma arquitetura de nuvem e isso exige uma escalabilidade horizontal: caso precise atender mais usuários, coloca-se mais uma instância dessa aplicação para atender o aumento da demanda.

Complete gratuitamente sua coleção da Linux Magazine!

Publicado em: 26/04/2015 às 19:55 | leituras |

Promoção válida para os primeiros 150 assinantes e ex-assinantes digitais ou leitores que já tenham comprado pelo menos um exemplar digital.

Receita Federal rastreia IP e MAC Address e intima 80 mil contribuintes

Publicado em: 20/04/2015 às 13:49 | leituras |

A Receita Federal intimou 80 mil pessoas físicas com indícios de infrações cometidas na Declaração de Ajuste Anual do ImpostoRenda da Pessoa Física (DIRPF). As investigações são relativas às declarações de 2012, 2013 e 2014 (ano-calendário 2011, 2012 e 2013).

Linux Magazine, Fuctura e IBM convidam você para o Congresso de Software Livre do NE

Publicado em: 19/04/2015 às 10:35 | leituras |

O CONSOLINE é um evento construído pela comunidade Pernambucana de Software Livre para divulgar, debater e fomentar Tecnologia Livre no estado.

Terceirização: Brasscom rejeita 'teto' e insiste em tributação sobre a receita

Publicado em: 17/04/2015 às 12:03 | leituras |

Com a Terceirização em debate na Câmara, o presidente da Brasscom, Sérgio Paulo Galindo em entrevista ao portal Convergência Digital, sustenta que o tema uniu patrões e empregados de TI e Telecom.

Globalweb Corp. avança em criptografia com solução 100% nacional

Publicado em: 16/04/2015 às 18:39 | leituras |

Manter o sigilo dos dados corporativos é missão estratégica para as companhias e a criptografia é a última fronteira da segurança, destaca o diretor comercial da Globalweb Corp., Marco Antônio Zanini. A empresa criou uma solução 100% nacional, homologada no ITI Brasil, para atuar no segmento.

Terceirização: Para advogado, "pejotização é fraude trabalhista e fiscal"

Publicado em: 15/04/2015 às 12:15 | leituras |

A mudança na lei da Terceirização, aprovada pelo PL 4330/04, na Câmara dos Deputados, na noite desta quarta-feira, 08/04, terá impacto no dia a dia das empresas de TIC.

IBM publica artigo sobre migração de aplicativos Linux de x86 para Power Systems

Publicado em: 14/04/2015 às 13:13 | leituras |

Migração de aplicativos Linux em x86 para IBM Power Systems: uma discussão das melhores práticas, detalha as recomendações da IBM para as melhores práticas na seleção e migração de cargas de trabalho do Linux em x86 e os aplicativos para os servidores Power Systems.

Lançado o Linux 4.0

Publicado em: 13/04/2015 às 14:56 | leituras |

No Linux 4.0 é possível aplicar correções no sistema sem reiniciar o sistema. Além disso, uma atualização de atributos de arquivos deve melhorar o desempenho do sistema de arquivos ext4.

Escanteado na TV aberta, Ginga escreve seu futuro no IPTV

Publicado em: 10/04/2015 às 16:09 | leituras |

Totalmente brasileira, é com o middleware desenvolvido no país a recomendação de interatividade na televisão sobre protocolo de Internet da União Internacional de Telecomunicações (UIT).

Ataques DDoS multiplicam e incidentes superam a casa de 1 milhão no Brasil

Publicado em: 06/04/2015 às 10:44 | leituras |

As notificações de incidentes de rede triplicaram no ano passado, com especial destaque para ataques de negação de serviço – que chegaram a 223.935 casos, ou 217 vezes maior do que o registrado um ano antes. No total, as notificações ao Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br) somaram 1.047.031 em 2014.

Segurança cibernética: cadê os profissionais brasileiros?

Publicado em: 03/04/2015 às 14:33 | leituras |

Embora o mercado esteja bastante desafiador neste primeiro trimestre de 2015, sobram ofertas de empregos para profissionais que reúnem habilidades mais difíceis de serem encontradas no mercado.

Quase metade das empresas terão operação em nuvem até o final do ano

Publicado em: 17/03/2015 às 16:30 | leituras |

A Computação em nuvem está evoluindo rapidamente no Brasil, com 41% das empresas já investindo em algum modelo e 42% das empresas brasileiras pretendendo investir até o final de 2015. Desse último grupo, 25% das empresas estarão investindo pela primeira vez.

CPqD é credenciado para testar tecnologias embarcadas em ônibus da capital paulista

Publicado em: 16/03/2015 às 16:29 | leituras |

O CPqD foi o primeiro laboratório a se credenciar como organismo de testes, de certificação e de inspeção de tecnologias embarcadas para as frotas de ônibus da cidade de São Paulo.

Entrega de código-fonte gera impasse entre empresas e governo

Publicado em: 15/03/2015 às 16:47 | leituras |

Apesar do clima amistoso, terminou em impasse a audiência pública para discutir a auditoria em programas e equipamentos para os serviços de Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC), fornecidos aos órgãos do governo federal, em Brasília.

Neutralidade e dados pessoais dominam consulta sobre Marco Civil

Publicado em: 04/03/2015 às 15:38 | leituras |

A neutralidade de rede foi o tema que mais provocou comentários na consulta pública que o Comitê Gestor da Internet no Brasil realizou para preparar seu posicionamento sobre a regulamentação da Lei 12.965/14, o Marco Civil da Internet.

CPqD reúne setor para debater internet das coisas

Publicado em: 03/03/2015 às 14:52 | leituras |

A internet das coisas - e seus desafios, tendências, tecnologias e aplicações - será o foco de uma série de seis apresentações técnicas, via web, que o CPqD vai oferecer a partir deste mês de março.

Novas leis de direitos autorais podem deixar serviços de streaming mais caros

Publicado em: 11/02/2015 às 16:11 | leituras |

O objetivo seria aumentar os pagamentos e compensações aos artistas e proprietários das faixas, uma medida que, no final das contas, deve encarecer os preços das assinaturas.

Falta maturidade e apenas 10% das empresas brasileiras adotam big data

Publicado em: 11/02/2015 às 12:44 | leituras |

O mercado brasileiro de big data analytics ainda não está maduro e, por conta disso, são poucas as empresas que investiram nessas soluções e já mensuram os resultados.

Marco Civil: Quem tem a real obrigação da guarda dos logs?

Publicado em: 10/02/2015 às 11:05 | leituras |

Na regulamentação do Marco Civil da Internet, além da neutralidade de rede, a guarda de registro de logs e a privacidade na web são outros tópicos que devem render muita discussão.


Mais notícias


lançamento!

LM 118 | RaspberryPi no mundo real




Impressa esgotada
Comprar Digital  R$ 10,90 Digital

  1. Baixe o curso de shell script do Julio Cezar Neves

    Publicado em 07/04/2008 às 19:41 | 246395 leituras

  1. Resultado do concurso "Por que eu mereço ganhar um netbook?"

    Publicado em 30/09/2009 às 3:00 | 136982 leituras

  1. Software público brasileiro na Linux Magazine Especial

    Publicado em 29/07/2011 às 15:07 | 122063 leituras

  1. Lançado o phpBB 3

    Publicado em 13/12/2007 às 18:42 | 114842 leituras

  1. TeamViewer disponível para Linux

    Publicado em 26/04/2010 às 1:27 | 91475 leituras

  1. Microsoft e Google travam batalha para vender softwares ao governo dos EUA

    Publicado em 27/07/2010 às 13:31 | 5297 leituras

  1. Terceirização: Brasscom rejeita 'teto' e insiste em tributação sobre a receita

    Publicado em 17/04/2015 às 12:03 | 2004 leituras

  1. Inscrições para o Espaço Inovação do Futurecom foram prorrogadas

    Publicado em 04/09/2013 às 12:01 | 3723 leituras

  1. Linux Magazine de janeiro: Suportando o Vista

    Publicado em 14/01/2009 às 14:39 | 4252 leituras

  1. Empresa anuncia parceiros para programação da Google TV

    Publicado em 06/10/2010 às 15:44 | 4268 leituras

whitepapers

mais whitepapers