O primeiro beta do Ubuntu 12.04

Publicado em 02/03/2012 às 18:52 | 6621 leituras

Conheça quais são as novidades trazidas pela nova versão da popular distribuição Linux.


Versão para impressão Enviar por email


UbuntuO primeiro dos dois lançamentos beta previstos para a versão 12.04 da distribuição Ubuntu Linux foi disponibilizado para testes. De acordo com o cronograma de lançamento do projeto, esse atual marco de desenvolvimento será seguido por uma segunda versão beta no dia 29 de março, com um possível candidato para lançamento ainda em Abril. A versão final está planejada para o dia 26 de Abril.


A mais visível das mudanças vem na versão 5.4 da interface personalizada do ambiente de trabalho da Canonical, o Unity, que introduz o novo HUD (heads-up display) do Ubuntu por padrão. Apresentado por Mark Shuttleworth em janeiro, o HUD é um novo elemento da interface gráfica que atualmente trabalha em paralelo dos menus convencionais de aplicativos. Quando um usuário pressiona a tecla ALT o sistema traz uma caixa de diálogo semitransparente sobre o aplicativo, nela o usuário pode digitar o que deseja fazer. Isso resultará em uma busca por opções relevantes do menu, oferecendo ao usuário uma lista de resultados dos quais eles podem selecionar a função desejada.


O Unity 2D agora está mais similar ao ambiente de trabalho disponível para computadores com aceleração gráfica 3D. Contudo, durante alguns testes, os menus HUDs não funcionaram com a versão 2D. As opções oferecidas por esse recurso também foram um pouco vagas durante o teste. A nova versão do Unity também inclui novas opções nas área "Aparência" das configurações do sistema, que permite ao usuário mais controle sobre a personalização da área de trabalho.


Por dentro, o Ubuntu 12.04 LTS Beta 1 usa o kernel Ubuntu 3.2.0-17.27 que é baseado no recente kernel Linux 3.2.6. Como já havia acontecido com as versões alpha do kernel, os desenvolvedores unificaram os sabores genérico e de servidor do kernel em um trabalho de fusão destinado a reduzir o trabalho de manutenção necessário para os cinco anos do ciclo de vida do lançamento LTS.


Os desenvolvedores também habilitaram por padrão o sistema RC6 de gerenciamento de energia na versão beta. A tecnologia RC6 nos processadores Sandy Bridge da Intel permite que a GPU entre em modo de baixo consumo de energia quando não está sendo usada, tão baixo quanto zero watts, e pode resultar em uma economia considerável de energia entre 40 a 60 por cento. A Canonical afirmou que os problemas com o modo deep sleep (RC6p), que causou com que o suporte ao recurso fosse desabilitado no kernel Linux, foi identificado pela Intel e correções já foram lançadas no upstream. A empresa aplicou essas correções e lançou o 12.04 beta 1 com o RC6 habilidato para "dar exposição ao recurso e realizar testes com ele". Mais informações sobre esse problema podem ser encontradas na página wiki do Ubuntu PowerManagementRC6.


Os desenvolvedores mudaram o tocador de música padrão para o Rhythmbox e incluíram nele o suporte para o Ubuntu One Music Store. Atualizações para outros aplicativos também incluem a atualização para a última versão do LibreOffice 3.5 e um beta do Firefox 11.0. Também foi acrescentado ao suporte ao hardware ClickPads (touchpads com botões integrados) que tem se popularizado em muitos laptops.


Batizado como "Precise Pangolin", o Ubuntu 12.04 será uma edição com tempo de suporte estendido (Long Term Support, ou LTS) que receberá suporte por 5 anos em suas versões para servidor e desktops. Apesar de ser possível para os desenvolvedores criar uma imagem ISO de até 750MB, as imagens dessa versão beta tem aproximadamente 700MB, podendo ainda serem gravadas em um CD.


Diversos remixes do Ubuntu também foram lançados como primeiros betas. O beta do Kubuntu já possui o KDE 4.8 e inclui o Telepathy-KDE atualizado, o Oxygen-GTK3, o gerenciador de login experimental LightDM e a versão mais recente do pacote de aplicativos para escritório Calligra. O beta do Xubuntu agora usa o instalador Ubiquity. O beta para o Mythbuntu inclui um instantâneo de prévia do MythTV 0.25, o Edubuntu agora inclui o recente LTSP 5.3, o Lubuntu usa o LightDM como seu gerenciador de login e o Ubuntu Studio disponível como uma versão em Live DVD.


Mais informações sobre o primeiro beta, incluindo uma lista de problemas conhecidos, podem ser encontradas nas notas de lançamento e no relatório de mudanças. Uma lista de recursos e mudanças planejadas pode ser encontrada na página Blueprints for Precise. O Ubuntu 12.04 LTS Beta 1 está disponível para download para sistemas 32 e 64 bits. Usuários testando essa versão são encorajados a fornecer comentários e relatar quaisquer falhas e problemas que encontrarem.


Fonte: h-online, em inglês.

Comentários


Outras notícias

Quase metade das empresas terão operação em nuvem até o final do ano

Publicado em: 17/03/2015 às 16:30 | leituras |

A Computação em nuvem está evoluindo rapidamente no Brasil, com 41% das empresas já investindo em algum modelo e 42% das empresas brasileiras pretendendo investir até o final de 2015. Desse último grupo, 25% das empresas estarão investindo pela primeira vez.

CPqD é credenciado para testar tecnologias embarcadas em ônibus da capital paulista

Publicado em: 16/03/2015 às 16:29 | leituras |

O CPqD foi o primeiro laboratório a se credenciar como organismo de testes, de certificação e de inspeção de tecnologias embarcadas para as frotas de ônibus da cidade de São Paulo.

Entrega de código-fonte gera impasse entre empresas e governo

Publicado em: 15/03/2015 às 16:47 | leituras |

Apesar do clima amistoso, terminou em impasse a audiência pública para discutir a auditoria em programas e equipamentos para os serviços de Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC), fornecidos aos órgãos do governo federal, em Brasília.

Neutralidade e dados pessoais dominam consulta sobre Marco Civil

Publicado em: 04/03/2015 às 15:38 | leituras |

A neutralidade de rede foi o tema que mais provocou comentários na consulta pública que o Comitê Gestor da Internet no Brasil realizou para preparar seu posicionamento sobre a regulamentação da Lei 12.965/14, o Marco Civil da Internet.

CPqD reúne setor para debater internet das coisas

Publicado em: 03/03/2015 às 14:52 | leituras |

A internet das coisas - e seus desafios, tendências, tecnologias e aplicações - será o foco de uma série de seis apresentações técnicas, via web, que o CPqD vai oferecer a partir deste mês de março.

Novas leis de direitos autorais podem deixar serviços de streaming mais caros

Publicado em: 11/02/2015 às 16:11 | leituras |

O objetivo seria aumentar os pagamentos e compensações aos artistas e proprietários das faixas, uma medida que, no final das contas, deve encarecer os preços das assinaturas.

Falta maturidade e apenas 10% das empresas brasileiras adotam big data

Publicado em: 11/02/2015 às 12:44 | leituras |

O mercado brasileiro de big data analytics ainda não está maduro e, por conta disso, são poucas as empresas que investiram nessas soluções e já mensuram os resultados.

Marco Civil: Quem tem a real obrigação da guarda dos logs?

Publicado em: 10/02/2015 às 11:05 | leituras |

Na regulamentação do Marco Civil da Internet, além da neutralidade de rede, a guarda de registro de logs e a privacidade na web são outros tópicos que devem render muita discussão.

Facebook, Google, LinkedIn e Twitter abrem vagas no Brasil

Publicado em: 09/02/2015 às 14:21 | leituras |

Quem tem o sonho de trabalhar nas maiores empresas de internet do mundo, já pode começar a atualizar o currículo, pois Facebook, Google, LinkedIn e Twitter estão com vagas abertas aqui no Brasil.

Gartner prevê queda nos investimentos em Tecnologia da Informação em 2015

Publicado em: 09/02/2015 às 10:02 | leituras |

De acordo com a última previsão realizada pelo Gartner, os investimentos no setor de Tecnologia de Informação deverão crescer 2,4% em todo o mundo. De acordo com a projeção, o mercado de TI receberá cerca de US$ 2,8 trilhões em 2015.

Prefeitura de SP prepara licitação para Fab Labs, centros de fomento à computaç&

Publicado em: 05/02/2015 às 12:35 | leituras |

A prefeitura de São Paulo está preparando edital para licitar 12 Fab Labs ou laboratórios de fabricação, que são oficinas equipadas para fomentar o desenvolvimento de produtos tecnológicos do inglês.

Governo abre consulta pública para discutir licença de software livre

Publicado em: 04/02/2015 às 11:14 | leituras |

O Ministério do Planejamento abriu nesta terça-feira, 03/02, consulta pública sobre as licenças de software livres a serem aceitas pelo Portal do Software Público Brasileiro, o SPB.

Data centers e serviços na nuvem são os alvos principais dos ataques DDoS

Publicado em: 28/01/2015 às 16:08 | leituras |

O 10º Relatório Global de Segurança de Infraestrutura (WISR – World Infrastructure Security Report) da Arbor Networks constata que os ataques DDoS (negação de serviço) são cada vez mais uma ameaça séria à continuidade do negócio e às operações das organizações.

Lei de Dados Abertos: proposta endurece a atual Lei de Acesso à Informação

Publicado em: 28/01/2015 às 11:49 | leituras |

A Câmara dos Deputados analisa proposta que cria a Lei de Dados Abertos, para garantir o acesso público a todos os dados primários produzidos, coletados ou armazenados por órgãos da administração pública, direta e indireta, nas esferas municipal, estadual e federal.

Por big data, Microsoft vai às compras em open source

Publicado em: 27/01/2015 às 13:23 | leituras |

Por negócios em biga data, a Microsoft foi às compras no mundo open source. A empresa anunciou nesta sexta-feira, 23/01, a aquisição da Revolution Analytics, provedora de ferramentas de código aberto (open source) focadas na linguagem "R".

Microsoft abandona Windows Phone e usará Windows 10 para todas as plataformas

Publicado em: 22/01/2015 às 15:48 | leituras |

A Microsoft está deixando claro que tentará começar uma nova era marcada pelo desenvolvimento da nova versão do Windows. Essa mudança passa por todas as plataformas e nomenclaturas adotadas pela empresa nos últimos anos.

Procuram-se desenvolvedores de apps móveis

Publicado em: 20/01/2015 às 15:04 | leituras |

Estudo aponta que somente 6% das empresas possuem desenvolvedores capacitados para acompanhar a demanda por aplicativos para smartphones e tablets.

Analista de sistemas é o cargo mais procurado em TI

Publicado em: 19/01/2015 às 10:57 | leituras |

A cidade de São Paulo lidera a lista das que mais empregam, com 32% das oportunidades anunciadas. Rio de Janeiro aparece em segundo lugar com 9.97%, seguido de Porto Alegre 9.77%.

Google não atende apelo da Microsoft e revela nova falha do Windows

Publicado em: 16/01/2015 às 17:31 | leituras |

O relacionamento entre o Google e a Microsoft, que nunca foi dos melhores, pode ter azedado de vez. O Google, mesmo com apelos feitos pela MS, liberou novos detalhes de mais uma falha sem solução do Windows 8.1, a terceira em um mês.

Tecnologia móvel gera 11 milhões de empregos

Publicado em: 16/01/2015 às 14:13 | leituras |

Segundo o The Boston Consulting Group (BCG) esta indústria geror receita de quase US$ 3,3 tilhões em 2014.

Lançado o CloudStack Day Brasil 2015

Publicado em: 15/01/2015 às 14:33 | leituras |

O evento será realizado em São Paulo, nas dependências da Universidade de São Paulo, no Auditório István Jancsó, no dia 12/02/2015.

Empenhados na busca de acordo, sindicatos iniciam negociação salarial

Publicado em: 15/01/2015 às 13:40 | leituras |

Segunda rodada será realizada na próxima sexta-feira, dia 16 e podem surgir novidades importantes para os profissionais de TI nesta data.

Migração para Linux nos servidores está entre as prioridades para 2015

Publicado em: 12/01/2015 às 9:52 | leituras |

As empresas estruturam suas estratégias de TI para 2015. Uma pesquisa realizada pela Red Hat, fornecedor de soluções de software de código aberto, com 115 empresas de variados portes, apontou que haverá uma demanda crescente pela adoção de Linux. No mundo corporativo, o OpenStack, de acordo com o estudo, está em alta.

A falência da TI no Rio Grande do Sul e no Brasil

Publicado em: 09/01/2015 às 9:50 | leituras |

Na segunda semana do mês de dezembro, o Governador do RS, José Ivo Sartori, anunciou o fim da Secretaria de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (SCIT), colocando o tema abaixo da Secretária de Desenvolvimento.

Oi cria plataforma de comunicação para atender home office

Publicado em: 08/01/2015 às 9:55 | leituras |

A Oi Smart Office, já disponível para a contratação, oferece controle de jornada e produtividade do colaborador em trabalho remoto, inclusive com uso de biometria, atendendo plenamente o estabelecido na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).


Mais notícias


lançamento!

LM 117 | Desenvolvimento




Impressa esgotada
Comprar Digital  R$ 10,90 Digital

  1. Baixe o curso de shell script do Julio Cezar Neves

    Publicado em 07/04/2008 às 19:41 | 238100 leituras

  1. Resultado do concurso "Por que eu mereço ganhar um netbook?"

    Publicado em 30/09/2009 às 3:00 | 134003 leituras

  1. Software público brasileiro na Linux Magazine Especial

    Publicado em 29/07/2011 às 15:07 | 119437 leituras

  1. Lançado o phpBB 3

    Publicado em 13/12/2007 às 18:42 | 112653 leituras

  1. TeamViewer disponível para Linux

    Publicado em 26/04/2010 às 1:27 | 89498 leituras

  1. Drupal 8 deve atrasar enquanto desenvolvedores completam novos recursos

    Publicado em 30/11/2012 às 12:03 | 6694 leituras

  1. Faltará mão de obra no setor de outsourcing de TI no BrasilNenhum comentário

    Publicado em 14/04/2014 às 14:17 | 2483 leituras

  1. Baixe os whitepapers da IBM e concorra a um livro VoIP com Asterisk

    Publicado em 24/08/2011 às 12:54 | 7725 leituras

  1. Google Blink faz o fork do WebKit

    Publicado em 05/04/2013 às 18:22 | 5161 leituras

  1. Invasão no kernel.org

    Publicado em 01/09/2011 às 17:54 | 10580 leituras

whitepapers

mais whitepapers