O quê vem depois do fim do MegaUpload?

Publicado em 20/01/2012 às 16:43 | 19013 leituras

Departamento de Justiça americano e o FBI realizam ação contra o site de troca de conteúdo e prendem quatro pessoas envolvidas.


Versão para impressão Enviar por email


PiratariaO Departamento de Justiça dos Estados Unidos da América revelou ontem (19 de Janeiro) a ação que tem conduzido para desligar o MegaUpload, um popular site de compartilhamento de arquivos e amplamente usado para o download de filmes e programas de televisão. A ação foi deflagrada com a apresenteção da intimação de sete pessoas e duas empresas ligadas ao que os promotores estão chamado de "Mega Conspiração", que de acordo com os documentos de acusação já lucraram mais de 175 milhões de dólares, e causaram prejuízos de mais de 500 milhões de dólares aos detendores de direitos autorais, nessa atividade supostamente criminosa.


Após a receber as intimações de um grande juri na Virgínia pelos crimes de conspiração para estabelecer crime organizado, conspiração para infringir direitos autorais e outras várias acusações no dia 5 de janeiro, as autoridades federais prenderam, nessa quinta-feira, quatro pessoas e executaram mais de 20 mandados de busca nos Estados Unidos e outros oito países, apreendendo 18 nomes de domínios e aproximadamente 50 milhões de dólares, incluindo servidores que operavam na Virgínia e em Washington D.C. Outras três pessoas se encontram foragidas.


O MegaUpload é um "armário digital" que permite que usuários armazenem arquivos que podem ser transmitidos ou baixados por outros. Seu site subsidiário MegaVideo se tornou muito popular para o download não autorizado de filmes e shows de TV. Usuários cujo conteúdo fosse particularmente popular foram pagos por sua participação.


A agência do governo afirmou que as acusações representam um dos "maiores casos criminais de direitos autorais já apresentados pelo governo dos Estados Unidos." O documento da acusação de 72 páginas oferece um esclarecimento sobre a natureza da ação creditada ao MegaUpload.


A conspiração alegada é relativamente simples: o MegaUploads.com e os sites afiliados usavam um programa "Uploader Rewards", através do qual pagava os assinantes premium em troca do upload de filmes protegidos por direito autoral, shows de televisão, músicas, livros eletrônicos, fotos, jogos e outros softwares de computador. Os trabalhos pirateados eram armazenados em servidores nas cidades de Toronto, Los Angeles e Ashburn, em Vancouver, de acordo com a acusação.


Quando um usuário subia algum arquivo, o MegaUpload gerava um link. Usuários não podiam procurar por links para filmes protegidos por direito autoral nos sites da MegaUpload. Ao contrário, os links para os arquivos infratores eram hospedados por sites de terceiros. Os próprios empregrados do site dirigiam os usuários a esses sites, de acordo com o documento apresentado.


Entre as pessoas indiciadas estão o fundador do MegaUpload, Kim Dotcom (também conhecido como Kim Schmitz), que recebeu mais de 42 milhões de dólares apenas em 2010, de acordo com a acusação. Outros indiciados foram Finn Batato, chefe de marketing e vendas; Julius Bencko, chefe do desenvolvimento gráfico; Sven Echternach, chefe do desenvolvimento de negócios; Mathias Ortmann, co-fundador e diretor técnico; o programador de software Andrus Nomm; e chefe de programação Bram Van Der Kolk.


O site, que propagandea que recebe mais de 50 milhões de usuários diários, gera mais de 25 milhões de dólares com receita de publicidade online, o restante de seu faturamento vem do pagamento dos planos de inscrições. Antigamente, a "Mega Conspiração" contratava com agências de propaganda, incluindo o Google AdSense, mas isso não durou. A presença de material que infringia direitos autorais afastou essas empresas do MegaUpload, que terminou por criar sua própria empresa de propaganda, cortando assim a mediação desses terceiros.


O documento cita uma série de emails trocados pelos indiciados, em que eles discutem abertamente seu envolvimento com a pirataria. De acordo com as leis americans, os provedores de conteúdo e de Internet podem se resguardar de litígios civis pela infração de direitos autorais caso atendam a certos critérios, incluindo ser capaz de remover o material protegido no momento de sua descoberta.


O MegaUpload criou uma "abuse tool" que permitia que diversos dos principais detendores de direitos nos Estados Unidos removessem os arquivos que infringem seus direitos. Eles faziam isso simplesmente apontando os links específicos, e os sistemas do MegaUpload removeriam ou bloqueariam o acesso ao conteúdo.


Mas, de acordo com o documento da acusação, o MegaUpload enganava os detentores dos direitos autorais. Se um usuário tentasse subir um filme que já constasse nos servidores da empresa, esse arquivo não seria duplicado, mas um novo link seria gerado de qualquer maneira. Assim, qualquer arquivo poderia ter dezenas de links para ele, o que significa que o detendor de direitos deveria rastrear e encontrar todos esses links para que, de fato, o arquivo fosse apagado dos servidores.


Ira Rothken, um advogado que representa o MegaUpload, afirmou em uma entrevista que apenas tomou conhecimento das ações do FBI e do Departamento de Justiça americano no anúncio lançado à imprensa na manhã do dia 19 de janeiro, mas que acreditava que as acusações "careciam de mérito e o MegaUploads vai contestá-las vigorosamente." Ele também se mostrou preocupado com as apreensões terem acontecido sem o respeito ao devido processo legal e sem a oportunidade para um contraditório das acusações.


Ainda no dia 19, os sites do Departamento de Justiça dos Estados Unidos da América e do FBI foram tirados do ar por um ataque de negação de serviço (Denial of Service, ou DoS), uma ação pela qual o famoso grupo de hackers Anonymous assumiu a autoria.


Esse golpe vem bem em um momento de tensa discussão sobre o tema entre os americanos, cujo Senado vem tentando propor medidas extremadas de restrição em leis que visam proteger conteúdo sobre o qual ainda vigoram direitos autorais. O que faz o momento dessa ação ser, no mínimo, curioso.


Fonte: Wall Street Journal e Los Angeles Times.

Comentários


Outras notícias

Livro sobre Métodos Ágeis disponibilizado livremente

Publicado em: 14/02/2019 às 15:20 | leituras |

"Scrum - Projetos Ágeis e Pessoas Felizes", de autoria de Cesar Brod, disponibilizado de forma livre (Creative Commons) para download e consulta.

Papo de SysAdmin vai lançar Club DevOps

Publicado em: 19/01/2019 às 17:53 | leituras |

Plataforma deverá ser ambiente para reciclagem e capacitação em tecnologias DevOps.

Assespro-PR é o mais novo parceiro de canal do LPI no Brasil

Publicado em: 18/12/2018 às 11:10 | leituras |

A Assespro-PR — Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação —, e o Linux Professional Institute – LPI, firmaram uma parceria que deverá beneficiar as empresas associadas à Assespro-PR, bem como contribuir para a profissionalização do mercado de Software Livre e de Código Aberto no Paraná.

Linux Developer Conference Brazil: faltam poucos dias!

Publicado em: 14/08/2018 às 11:57 | leituras |

Evento será realizado nas dependências da UNICAMP, em Campinas, nos dias 25 e 26 de agosto.

Leitor da Linux Magazine paga meia para entrar no FISL18

Publicado em: 06/07/2018 às 21:05 | leituras |

Parceria entre a ASL.org e a Linux Magazine disponibiliza código promocional que fornece 50% de desconto na inscrição para o FISL18.

DevOpsDays chega a Maringá pela primeira vez

Publicado em: 20/03/2018 às 18:25 | leituras |

O DevOpsDays terá sua sétima edição no Brasil sendo sediada na cidade de Maringá, no Paraná, dias 23 e 24 de março, no Sebrae. O evento acontece em mais de 40 países e nele foi criado o termo "DevOps" (em 2009, na cidade de Gante - Bélgica).

SENAI/Fatesg promove segundo Meeting Hacker Senai

Publicado em: 18/02/2018 às 12:47 | leituras |

No dia 24/02/2018 a partir das 8:00h, o SENAI/Fatesg realizará o segundo Meeting Hacker Senai, com a participação do LPI, da Infomach e da Barketilly.

Certificações LPI: o caminho para turbinar a sua carreira

Publicado em: 13/10/2017 às 15:50 | leituras |

O Linux Professional Institute (LPI) oferecerá provas de certificação na Latinoware, em Foz do Iguaçu, em outubro, na Poticon, em Natal e no FGSL em novembro. Fique antenado! Este artigo elenca as últimas novidades sobre o LPI.

Blog do maddog: Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 14:09 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 13:23 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

Publicado em: 25/07/2017 às 14:12 | leituras |

A 4Linux — uma empresa líder em soluções Open Source e em práticas DevOps — está procurando profissionais para trabalhar como gerente técnico, que tenha bons conhecimentos em Linux e Softwares Livres. São duas vagas: uma para trabalhar em Brasília e outra para São Paulo.

Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

Publicado em: 23/05/2017 às 10:35 | leituras |

O evento irá abordar a forte disseminação de sistemas Linux em toda a estrutura de informação e mostrará a importância de técnicos da área serem capazes de identificar rotas, especificar controles de acesso para usuários Linux e monitorar a atividade privilegiada do usuário ao longo da rede de informação e, especialmente, na complexidade da nuvem. Participantes poderão requerer gratuitamente os créditos de CPE (Continuing Professional Education).

Novas vagas para os minicursos do WikiLab

Publicado em: 16/05/2017 às 11:59 | leituras |

Novas vagas abertas para os minicursos do WikiLab. Todos que já apoiaram ou apoiarem o projeto WikiLab no Catarse (com qualquer valor) podem participar.

Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

Publicado em: 28/04/2017 às 11:19 | leituras |

Novo evento sobre Software Livre será realizado no Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM).

Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

Publicado em: 19/04/2017 às 17:18 | leituras |

A Soluti Certificação Digital está em busca de um profissional para atuar como especialista Linux em Goiânia.

Vaga para analista de TI com experiência em ECM/GED, BPM e BI

Publicado em: 16/12/2016 às 11:12 | leituras |

Renomada empresa de serviços de consultoria em TI, está em busca de um analista de TI para trabalhar em projetos de implementação de soluções ECM/GED, BPM e BI usando os sistemas Alfresco, Activiti, Bonita, Camunda e SpagoBI.

Nova versão do Scalix Groupware oferece suporte completo a IBM Power & IBM Mainframes

Publicado em: 14/12/2016 às 12:59 | leituras |

A nova versão dá liberdade de escolha às empresas para usar as tecnologias mais modernas oferecidas pelo mercado como base para sua solução de e-mail e colaboração

Software Livre e de Código Aberto: uma questão de economia, não de política

Publicado em: 12/11/2016 às 12:36 | leituras |

Os argumentos apresentados neste artigo são todos aspectos econômicos, e não aspectos políticos. Decisões baseadas em política (e não em economia) devem ser lembradas pelos eleitores nas próximas eleições.

Lançamento: E-book E-mail e Colaboração no Século XXI (grátis)

Publicado em: 29/09/2016 às 9:15 | leituras |

A Linux Magazine, em parceria com a Scalix Brasil e a Linux Solutions, acaba de lançar o novo ebook da série "Technology Report": E-mail e Colaboração no Século XXI. Baixe gratuitamente!

Oportunidade na 4Linux - Vaga para Brasília

Publicado em: 25/08/2016 às 9:58 | leituras |

A 4Linux, empresa de consultoria e treinamento especializada em tecnologia Open Source, está em busca de um profissional com o perfil de analista de infraestrutura Linux pleno, para atuar em Brasília.

Lançamento: E-book 101 dicas para usar o Linux como um Profissional (grátis)

Publicado em: 01/08/2016 às 8:19 | leituras |

Baixe gratuitamente o e-book "101 dicas para usar o Linux como um Profissional", contendo os principais conselhos para não se apertar no seu trabalho ao usar e configurar o sistema do pinguim.

Sicoob adota soluções de código aberto e triplica rede de associados

Publicado em: 19/07/2016 às 12:22 | leituras |

A partir do projeto, a empresa pôde substituir mais de 500 servidores físicos de pequeno porte, consolidando todas as transações em três mainframes e 15 máquinas Intel de alto desempenho (high end).

BrodTec é a nova revenda Scalix na Região Sul

Publicado em: 30/03/2016 às 11:20 | leituras |

No mês de março, a Scalix firmou parceria com a BrodTec para que a empresa seja o seu represente oficial no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Linux Professional Institute anuncia seu novo Diretor de Desenvolvimento Regional para o Brasil

Publicado em: 21/03/2016 às 18:51 | leituras |

Há muito tempo incentivando softwares livres e de código aberto, Cesar Brod é, agora, o responsável do instituto para ampliar a formação e certificação em Linux no Brasil.

ASL.Org lança campanha de doação para realizar o FISL17

Publicado em: 05/02/2016 às 21:20 | leituras |

A Associação Software Livre (ASL.Org) iniciou nesta quinta-feira (4) uma campanha de arrecadação de fundos para a continuidade de seus trabalhos, entre eles a organização da 17ª edição do Fórum Internacional Software Livre (FISL17), que acontece de 13 a 16 de julho em Porto Alegre.


Mais notícias


lançamento!

LM 119 | Backup e Restauração




Impressa esgotada
Comprar Digital  R$ 10,90 Digital

  1. Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

    Publicado em 19/04/2017 às 17:18 | 636314 leituras

  1. Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

    Publicado em 23/05/2017 às 10:35 | 553686 leituras

  1. Baixe o curso de shell script do Julio Cezar Neves

    Publicado em 07/04/2008 às 19:41 | 536531 leituras

  1. 4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

    Publicado em 25/07/2017 às 14:12 | 401038 leituras

  1. Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

    Publicado em 28/04/2017 às 11:19 | 343468 leituras

  1. CoffeeScript 1.4.0 já está pronto

    Publicado em 26/10/2012 às 15:05 | 14808 leituras

  1. Corrigida vulnerabilidade de segurança nos drivers NVIDIA

    Publicado em 16/04/2012 às 10:39 | 13857 leituras

  1. Microsoft lança o Office 2010 no Brasil

    Publicado em 03/11/2010 às 16:14 | 13201 leituras

  1. OpenMandriva incorporada como organização sem fins lucrativos

    Publicado em 04/01/2013 às 11:41 | 14512 leituras

  1. Bull tem departamento próprio para kernel Linux em seu novo centro de competência

    Publicado em 18/03/2008 às 12:46 | 13534 leituras

whitepapers

mais whitepapers