NVIDIA anuncia Tegra 4 Handheld para jogo com Android

Publicado em 09/01/2013 às 8:35 | 11201 leituras

Anúncio foi feito pela NVIDIA na CES, em Las Vegas.


Versão para impressão Enviar por email



O CEO da NVIDIA, Jen-Hsun Huang, apresentando o Project Shield.

O Android e o Linux estavam no centro das atenções durante o lançamento do chipset Tegra 4 da NVIDIA, e de um protótipo de console para jogos com esse chipset embarcado, durante a conferência CES, em Las Vegas. Detalhe: o novo chipset e o console já executavam no Android e no kernel Linux.


Chipset


As especificações para o novo chipset não são nenhuma surpresa, e são praticamente idênticas as informações que foram vazadas sobre o mesmo em dezembro último. O chipset é formado por um conjunto de quatro núcleos de CPU Cortex A15 e 72 núcleos de GPU GeForce. Os quatro núcleos Cortex A15 possuem especificação de baixa potência para uso em dispositivos como tablets que normalmente consomem muito pouca energia elétrica, e são ótimos na economia de energia quando o dispositivo entra em inatividade prolongada (isto é: quando estiver ligado mas sem uso pelo proprietário do aparelho). Já os 72 núcleos de GPU GeForce estão lá presentes (e só são utilizados) quando a atividade requer aceleração gráfica.


Já no quesito conexão wireless, um modem via software projetado pela empresa consegue oferecer acesso via tecnologia 3G e 4G LTE. Porém, ainda é incerto dizer se alguma ferramenta de código aberto estará disponível para o funcionamento desse modem via software.


O CEO da companhia, Jen-Hsun Huang, também demonstrou o protótipo do console para o público. O pequeno possante se apresenta na forma de um handheld do tipo flip-out, no mesmo estilo dos portáteis da Nintendo, mas com um design totalmente diferente. O console possui até codinome: Project Shield, e se parece com um controle do Xbox acrescido de um display. O sistema operacional do console é o Android 4.1 e a NVIDIA afirma que está usando uma versão vanilla do mesmo.


Hardware e drivers


Assim sendo, a existência do Android 4.1 no dispositivo significa que o chipset Tegra 4 já possui portabilidade completa para, pelo menos, os drivers do hardware que se encontram em seus sistemas. Porém, nenhuma informação extra sobre o hardware embarcado foi fornecida para os participantes do evento, muito menos se os drivers utilizados para seu funcionamento são de código aberto, ou são apenas blobs binários oferecidos apenas a OEMs e desenvolvedores. mas uma coisa é certa: a companhia disse que não alterou a interface de usuário e que o dispositivo inclui o acesso a loja Google Play.


O vídeo


Ainda de acordo com a NVIDIA, a bateria de 33Wh foi projetada para durar entre 5 horas e 10 horas com jogos (o consumo varia dependendo da necessidade de hardware de cada jogo), e 24 horas exibindo vídeos. Adicionalmente ao display de 5 polegadas diagonais com uma resolução de 720p, existe um conector HDMI que permite aos usuários exibir o conteúdo do console através de um monitor externo, TVs, ou mesmo projetores multimídia. A companhia também informa que a porta HDMI suporta até mesmo resoluções de 4k. Inclusive, uma curiosidade: os gráficos podem até ser computados pelo console, mas isso não necessário. Isso significa que o console não precisaria estar efetuando esse processamento: o Shield (seu codinome, lembra?) poderia fazer apenas o stream de jogos que estejam executando em um PC com Windows e apresentar os mesmos na TV do usuário, onde o console como um todo acaba ficando apenas no papel de controle para uso nos jogos.


Vale ressaltar que o stream via PC necessita do uso de cartões de video do tipo Kepler da NVIDIA (ou seja, GTX650 ou superior). E, para finalizar, o console está programado para ser lançado no terceiro trimestre de 2013, mas a empresa ainda não anunciou o valor do mesmo, e nem se virá bloqueado ou desbloqueado de fábrica.


Fonte: Heise Online (em Inglês)

Comentários


Outras notícias

Assespro-PR é o mais novo parceiro de canal do LPI no Brasil

Publicado em: 18/12/2018 às 11:10 | leituras |

A Assespro-PR — Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação —, e o Linux Professional Institute – LPI, firmaram uma parceria que deverá beneficiar as empresas associadas à Assespro-PR, bem como contribuir para a profissionalização do mercado de Software Livre e de Código Aberto no Paraná.

Linux Developer Conference Brazil: faltam poucos dias!

Publicado em: 14/08/2018 às 11:57 | leituras |

Evento será realizado nas dependências da UNICAMP, em Campinas, nos dias 25 e 26 de agosto.

Leitor da Linux Magazine paga meia para entrar no FISL18

Publicado em: 06/07/2018 às 21:05 | leituras |

Parceria entre a ASL.org e a Linux Magazine disponibiliza código promocional que fornece 50% de desconto na inscrição para o FISL18.

DevOpsDays chega a Maringá pela primeira vez

Publicado em: 20/03/2018 às 18:25 | leituras |

O DevOpsDays terá sua sétima edição no Brasil sendo sediada na cidade de Maringá, no Paraná, dias 23 e 24 de março, no Sebrae. O evento acontece em mais de 40 países e nele foi criado o termo "DevOps" (em 2009, na cidade de Gante - Bélgica).

SENAI/Fatesg promove segundo Meeting Hacker Senai

Publicado em: 18/02/2018 às 12:47 | leituras |

No dia 24/02/2018 a partir das 8:00h, o SENAI/Fatesg realizará o segundo Meeting Hacker Senai, com a participação do LPI, da Infomach e da Barketilly.

Certificações LPI: o caminho para turbinar a sua carreira

Publicado em: 13/10/2017 às 15:50 | leituras |

O Linux Professional Institute (LPI) oferecerá provas de certificação na Latinoware, em Foz do Iguaçu, em outubro, na Poticon, em Natal e no FGSL em novembro. Fique antenado! Este artigo elenca as últimas novidades sobre o LPI.

Blog do maddog: Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 14:09 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 13:23 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

Publicado em: 25/07/2017 às 14:12 | leituras |

A 4Linux — uma empresa líder em soluções Open Source e em práticas DevOps — está procurando profissionais para trabalhar como gerente técnico, que tenha bons conhecimentos em Linux e Softwares Livres. São duas vagas: uma para trabalhar em Brasília e outra para São Paulo.

Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

Publicado em: 23/05/2017 às 10:35 | leituras |

O evento irá abordar a forte disseminação de sistemas Linux em toda a estrutura de informação e mostrará a importância de técnicos da área serem capazes de identificar rotas, especificar controles de acesso para usuários Linux e monitorar a atividade privilegiada do usuário ao longo da rede de informação e, especialmente, na complexidade da nuvem. Participantes poderão requerer gratuitamente os créditos de CPE (Continuing Professional Education).

Novas vagas para os minicursos do WikiLab

Publicado em: 16/05/2017 às 11:59 | leituras |

Novas vagas abertas para os minicursos do WikiLab. Todos que já apoiaram ou apoiarem o projeto WikiLab no Catarse (com qualquer valor) podem participar.

Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

Publicado em: 28/04/2017 às 11:19 | leituras |

Novo evento sobre Software Livre será realizado no Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM).

Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

Publicado em: 19/04/2017 às 17:18 | leituras |

A Soluti Certificação Digital está em busca de um profissional para atuar como especialista Linux em Goiânia.

Vaga para analista de TI com experiência em ECM/GED, BPM e BI

Publicado em: 16/12/2016 às 11:12 | leituras |

Renomada empresa de serviços de consultoria em TI, está em busca de um analista de TI para trabalhar em projetos de implementação de soluções ECM/GED, BPM e BI usando os sistemas Alfresco, Activiti, Bonita, Camunda e SpagoBI.

Nova versão do Scalix Groupware oferece suporte completo a IBM Power & IBM Mainframes

Publicado em: 14/12/2016 às 12:59 | leituras |

A nova versão dá liberdade de escolha às empresas para usar as tecnologias mais modernas oferecidas pelo mercado como base para sua solução de e-mail e colaboração

Software Livre e de Código Aberto: uma questão de economia, não de política

Publicado em: 12/11/2016 às 12:36 | leituras |

Os argumentos apresentados neste artigo são todos aspectos econômicos, e não aspectos políticos. Decisões baseadas em política (e não em economia) devem ser lembradas pelos eleitores nas próximas eleições.

Lançamento: E-book E-mail e Colaboração no Século XXI (grátis)

Publicado em: 29/09/2016 às 9:15 | leituras |

A Linux Magazine, em parceria com a Scalix Brasil e a Linux Solutions, acaba de lançar o novo ebook da série "Technology Report": E-mail e Colaboração no Século XXI. Baixe gratuitamente!

Oportunidade na 4Linux - Vaga para Brasília

Publicado em: 25/08/2016 às 9:58 | leituras |

A 4Linux, empresa de consultoria e treinamento especializada em tecnologia Open Source, está em busca de um profissional com o perfil de analista de infraestrutura Linux pleno, para atuar em Brasília.

Lançamento: E-book 101 dicas para usar o Linux como um Profissional (grátis)

Publicado em: 01/08/2016 às 8:19 | leituras |

Baixe gratuitamente o e-book "101 dicas para usar o Linux como um Profissional", contendo os principais conselhos para não se apertar no seu trabalho ao usar e configurar o sistema do pinguim.

Sicoob adota soluções de código aberto e triplica rede de associados

Publicado em: 19/07/2016 às 12:22 | leituras |

A partir do projeto, a empresa pôde substituir mais de 500 servidores físicos de pequeno porte, consolidando todas as transações em três mainframes e 15 máquinas Intel de alto desempenho (high end).

BrodTec é a nova revenda Scalix na Região Sul

Publicado em: 30/03/2016 às 11:20 | leituras |

No mês de março, a Scalix firmou parceria com a BrodTec para que a empresa seja o seu represente oficial no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Linux Professional Institute anuncia seu novo Diretor de Desenvolvimento Regional para o Brasil

Publicado em: 21/03/2016 às 18:51 | leituras |

Há muito tempo incentivando softwares livres e de código aberto, Cesar Brod é, agora, o responsável do instituto para ampliar a formação e certificação em Linux no Brasil.

ASL.Org lança campanha de doação para realizar o FISL17

Publicado em: 05/02/2016 às 21:20 | leituras |

A Associação Software Livre (ASL.Org) iniciou nesta quinta-feira (4) uma campanha de arrecadação de fundos para a continuidade de seus trabalhos, entre eles a organização da 17ª edição do Fórum Internacional Software Livre (FISL17), que acontece de 13 a 16 de julho em Porto Alegre.

EMC² acelera mudança para código aberto

Publicado em: 07/01/2016 às 11:47 | leituras |

Projeto open source do RackHD™ e nova versão do CoprHD reforçam os investimentos da EMC² com a comunidade de desenvolvimento e auxiliam nos desafios de gestão em data centers de hiperescala.

Red Hat lança promoção especial de verão para treinamentos virtuais

Publicado em: 06/01/2016 às 11:18 | leituras |

10% de desconto para as aulas de Virtual Training nas turmas dos meses de janeiro e fevereiro. Além disso, os que aderirem à promoção ainda terão 50% de desconto no exame de certificação final.


Mais notícias


lançamento!

LM 119 | Backup e Restauração




Impressa esgotada
Comprar Digital  R$ 10,90 Digital

  1. Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

    Publicado em 19/04/2017 às 17:18 | 588004 leituras

  1. Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

    Publicado em 23/05/2017 às 10:35 | 505547 leituras

  1. Baixe o curso de shell script do Julio Cezar Neves

    Publicado em 07/04/2008 às 19:41 | 479103 leituras

  1. 4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

    Publicado em 25/07/2017 às 14:12 | 350095 leituras

  1. Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

    Publicado em 28/04/2017 às 11:19 | 298415 leituras

  1. Nintendo, Microsoft e Toshiba são as empresas de TI menos ecológicas

    Publicado em 27/10/2010 às 19:27 | 11234 leituras

  1. Fundador da Oracle é o empresário mais bem pago da década

    Publicado em 27/07/2010 às 11:55 | 11362 leituras

  1. Certificação: parceria entre LPI e CompTIA

    Publicado em 25/04/2010 às 19:23 | 33156 leituras

  1. Pressionadas pelo 4G, teles reduzem investimentos na cobertura 3G

    Publicado em 24/06/2013 às 13:11 | 11129 leituras

  1. Como obter código de alta qualidade?

    Publicado em 13/12/2012 às 11:11 | 12988 leituras

whitepapers

mais whitepapers