Lançado o Linux 2.6.32

Publicado em 04/12/2009 às 12:33 | 19596 leituras

Para quem gosta de novidades, o kernel Linux 2.6.32 é um prato cheio. Liberado no dia 3 de dezembro de 2009, a nova versão do kernel de Linus Torvalds cresceu naturalmente em linhas de código – 4,6% maior que a versão 2.6.31, lançada 84 dias antes – e em número de arquivos, que pela primeira vez ultrapassou a marca dos 30 mil. Embora não tenha superado os históricos 15 mil commits do Linux 2.6.27, a versão 2.6.32 vem recheada de novidades para todos os gostos – e o melhor, com grande impacto sobre o sistema.


Versão para impressão Enviar por email



Para quem gosta de novidades, o kernel Linux 2.6.32 é um prato cheio. Liberado no dia 3 de dezembro de 2009, a nova versão do kernel de Linus Torvalds cresceu naturalmente em linhas de código – 4,6% maior que a versão 2.6.31, lançada 84 dias antes – e em número de arquivos, que pela primeira vez ultrapassou a marca dos 30 mil. Embora não tenha superado os históricos 15 mil commits do Linux 2.6.27, a versão 2.6.32 vem recheada de novidades para todos os gostos – e o melhor, com grande impacto sobre o sistema.


Discos



O novo recurso que atende pelo nome estranho de per-backing-device based writeback pode ser explicado como: cada dispositivo de armazenamento “no seu quadrado”. Até o Linux 2.6.31, uma única thread do kernel era encarregada de despejar nos discos os dados novos. Agora, com o novo recurso, cada dispositivo terá sua própria thread. O resultado: avanços de até 40% no XFS sobre LVM, 26% no Btrfs e 8% em geral quando usado um único disco.



Outra chegada marcante é a da opção de baixa latência no escalonador de I/O CFQ. Usuários de desktop vêm reclamando de perda de interatividade quando há um processo acessando intensamente o disco. O novo modo de baixa latência do CFQ evita esse problema, mas pode reduzir o desempenho do disco em troca.



Para os usuários de RAID via software, mais uma boa notícia: as infraestruturas MD e DM finalmente passam a ser capazes de utilizar múltiplos núcleos do processador.


Memória



Na onda da sustentabilidade, os desenvolvedores do kernel encontraram uma forma de reduzir o desperdício de memória. O novo recurso KSM permite a desduplicação de porções da memória, de forma que cada página replicada por mais de um aplicativo seja novamente unificada com um processo de COW (copy on write).



O KSM pode ser usado por qualquer aplicativo, mas é especialmente útil no uso de máquinas virtuais. Um anfitrião com KSM consegue fazer com que múltiplas máquinas virtuais Windows, por exemplo, compartilhem boa parte de sua memória. Como resultado, a Red Hat anunciou que uma máquina com 16 GB de memória foi capaz de sustentar até 52 máquinas virtuais Windows XP, cada uma com 1 GB de RAM.


Energia



Até o kernel 2.6.31, cada dispositivo precisava implementar sua própria forma de economizar energia, geralmente por meio de seu driver. Agora, o Linux finalmente criou uma infraestrutura genérica que permite que dispositivos de I/O entrem em modo de economia de energia e sejam “acordados” pelo kernel.



Além disso, o novo suporte à versão 4.0 do ACPI é mais um item daqueles em que o Linux se adianta ao mundo inteiro. Neste momento, nenhuma outra plataforma oferece esse suporte.


Vídeo



A forte interação da AMD com a equipe do kernel começa a mostrar resultados interessantes. Somado à chegada do gerenciador de memória gráfica GEM e do kernel mode setting, o esforço da AMD renovou os drivers dos chips Radeon r600 e r700, que agora utilizam as novas estruturas do kernel e têm suporte a 3D – embora ainda não ótimo – e à saída de TV.



No lado já tradicional da rival Intel, os principais avanços são na área de economia de energia e de recursos.


Virtualização



O hypervisor KVM foi um dos grandes beneficiados nesta nova versão do kernel. Com os novos avanços, o sistema de virtualização mantido pela Red Hat agora é mais veloz e leve.


Compilação



Quem tem o hábito de compilar o próprio kernel ganha um recurso que pode facilitar muito a etapa de configuração do núcleo do sistema. Os novos alvos localmodconfig e localyesconfig trazem um pouco de inteligência a essa tarefa: com um @@make localmodconfig@@, o processo de configuração do kernel usa o comando @@lsmod@@ para verificar quais módulos estão carregados e incluir somente estes (ainda como módulos) na configuração. O comando @@make localyesconfig@@, por sua vez, consulta os módulos da mesma forma, mas compila-os de forma embutida no kernel.


Futuro



A versão 2.6.33 ainda está, durante duas semanas, na fase de “janela de inclusão”, durante a qual é possível integrar novos recursos – depois dela, o único trabalho da equipe do kernel é a estabilização do que foi incluído.



Mesmo assim, já é possível supor que o DRBD (distributed replicated block device), dispositivo de blocos dedicado a ambientes distribuídos para alta disponibilidade, será incluído no kernel 2.6.33, assim como o suporte ao comando ATA trim, especialmente útil para discos de estado sólido (SSD).

Comentários


Outras notícias

Assespro-PR é o mais novo parceiro de canal do LPI no Brasil

Publicado em: 18/12/2018 às 11:10 | leituras |

A Assespro-PR — Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação —, e o Linux Professional Institute – LPI, firmaram uma parceria que deverá beneficiar as empresas associadas à Assespro-PR, bem como contribuir para a profissionalização do mercado de Software Livre e de Código Aberto no Paraná.

Linux Developer Conference Brazil: faltam poucos dias!

Publicado em: 14/08/2018 às 11:57 | leituras |

Evento será realizado nas dependências da UNICAMP, em Campinas, nos dias 25 e 26 de agosto.

Leitor da Linux Magazine paga meia para entrar no FISL18

Publicado em: 06/07/2018 às 21:05 | leituras |

Parceria entre a ASL.org e a Linux Magazine disponibiliza código promocional que fornece 50% de desconto na inscrição para o FISL18.

DevOpsDays chega a Maringá pela primeira vez

Publicado em: 20/03/2018 às 18:25 | leituras |

O DevOpsDays terá sua sétima edição no Brasil sendo sediada na cidade de Maringá, no Paraná, dias 23 e 24 de março, no Sebrae. O evento acontece em mais de 40 países e nele foi criado o termo "DevOps" (em 2009, na cidade de Gante - Bélgica).

SENAI/Fatesg promove segundo Meeting Hacker Senai

Publicado em: 18/02/2018 às 12:47 | leituras |

No dia 24/02/2018 a partir das 8:00h, o SENAI/Fatesg realizará o segundo Meeting Hacker Senai, com a participação do LPI, da Infomach e da Barketilly.

Certificações LPI: o caminho para turbinar a sua carreira

Publicado em: 13/10/2017 às 15:50 | leituras |

O Linux Professional Institute (LPI) oferecerá provas de certificação na Latinoware, em Foz do Iguaçu, em outubro, na Poticon, em Natal e no FGSL em novembro. Fique antenado! Este artigo elenca as últimas novidades sobre o LPI.

Blog do maddog: Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 14:09 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 13:23 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

Publicado em: 25/07/2017 às 14:12 | leituras |

A 4Linux — uma empresa líder em soluções Open Source e em práticas DevOps — está procurando profissionais para trabalhar como gerente técnico, que tenha bons conhecimentos em Linux e Softwares Livres. São duas vagas: uma para trabalhar em Brasília e outra para São Paulo.

Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

Publicado em: 23/05/2017 às 10:35 | leituras |

O evento irá abordar a forte disseminação de sistemas Linux em toda a estrutura de informação e mostrará a importância de técnicos da área serem capazes de identificar rotas, especificar controles de acesso para usuários Linux e monitorar a atividade privilegiada do usuário ao longo da rede de informação e, especialmente, na complexidade da nuvem. Participantes poderão requerer gratuitamente os créditos de CPE (Continuing Professional Education).

Novas vagas para os minicursos do WikiLab

Publicado em: 16/05/2017 às 11:59 | leituras |

Novas vagas abertas para os minicursos do WikiLab. Todos que já apoiaram ou apoiarem o projeto WikiLab no Catarse (com qualquer valor) podem participar.

Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

Publicado em: 28/04/2017 às 11:19 | leituras |

Novo evento sobre Software Livre será realizado no Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM).

Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

Publicado em: 19/04/2017 às 17:18 | leituras |

A Soluti Certificação Digital está em busca de um profissional para atuar como especialista Linux em Goiânia.

Vaga para analista de TI com experiência em ECM/GED, BPM e BI

Publicado em: 16/12/2016 às 11:12 | leituras |

Renomada empresa de serviços de consultoria em TI, está em busca de um analista de TI para trabalhar em projetos de implementação de soluções ECM/GED, BPM e BI usando os sistemas Alfresco, Activiti, Bonita, Camunda e SpagoBI.

Nova versão do Scalix Groupware oferece suporte completo a IBM Power & IBM Mainframes

Publicado em: 14/12/2016 às 12:59 | leituras |

A nova versão dá liberdade de escolha às empresas para usar as tecnologias mais modernas oferecidas pelo mercado como base para sua solução de e-mail e colaboração

Software Livre e de Código Aberto: uma questão de economia, não de política

Publicado em: 12/11/2016 às 12:36 | leituras |

Os argumentos apresentados neste artigo são todos aspectos econômicos, e não aspectos políticos. Decisões baseadas em política (e não em economia) devem ser lembradas pelos eleitores nas próximas eleições.

Lançamento: E-book E-mail e Colaboração no Século XXI (grátis)

Publicado em: 29/09/2016 às 9:15 | leituras |

A Linux Magazine, em parceria com a Scalix Brasil e a Linux Solutions, acaba de lançar o novo ebook da série "Technology Report": E-mail e Colaboração no Século XXI. Baixe gratuitamente!

Oportunidade na 4Linux - Vaga para Brasília

Publicado em: 25/08/2016 às 9:58 | leituras |

A 4Linux, empresa de consultoria e treinamento especializada em tecnologia Open Source, está em busca de um profissional com o perfil de analista de infraestrutura Linux pleno, para atuar em Brasília.

Lançamento: E-book 101 dicas para usar o Linux como um Profissional (grátis)

Publicado em: 01/08/2016 às 8:19 | leituras |

Baixe gratuitamente o e-book "101 dicas para usar o Linux como um Profissional", contendo os principais conselhos para não se apertar no seu trabalho ao usar e configurar o sistema do pinguim.

Sicoob adota soluções de código aberto e triplica rede de associados

Publicado em: 19/07/2016 às 12:22 | leituras |

A partir do projeto, a empresa pôde substituir mais de 500 servidores físicos de pequeno porte, consolidando todas as transações em três mainframes e 15 máquinas Intel de alto desempenho (high end).

BrodTec é a nova revenda Scalix na Região Sul

Publicado em: 30/03/2016 às 11:20 | leituras |

No mês de março, a Scalix firmou parceria com a BrodTec para que a empresa seja o seu represente oficial no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Linux Professional Institute anuncia seu novo Diretor de Desenvolvimento Regional para o Brasil

Publicado em: 21/03/2016 às 18:51 | leituras |

Há muito tempo incentivando softwares livres e de código aberto, Cesar Brod é, agora, o responsável do instituto para ampliar a formação e certificação em Linux no Brasil.

ASL.Org lança campanha de doação para realizar o FISL17

Publicado em: 05/02/2016 às 21:20 | leituras |

A Associação Software Livre (ASL.Org) iniciou nesta quinta-feira (4) uma campanha de arrecadação de fundos para a continuidade de seus trabalhos, entre eles a organização da 17ª edição do Fórum Internacional Software Livre (FISL17), que acontece de 13 a 16 de julho em Porto Alegre.

EMC² acelera mudança para código aberto

Publicado em: 07/01/2016 às 11:47 | leituras |

Projeto open source do RackHD™ e nova versão do CoprHD reforçam os investimentos da EMC² com a comunidade de desenvolvimento e auxiliam nos desafios de gestão em data centers de hiperescala.

Red Hat lança promoção especial de verão para treinamentos virtuais

Publicado em: 06/01/2016 às 11:18 | leituras |

10% de desconto para as aulas de Virtual Training nas turmas dos meses de janeiro e fevereiro. Além disso, os que aderirem à promoção ainda terão 50% de desconto no exame de certificação final.


Mais notícias


lançamento!

LM 119 | Backup e Restauração




Impressa esgotada
Comprar Digital  R$ 10,90 Digital

  1. Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

    Publicado em 19/04/2017 às 17:18 | 589689 leituras

  1. Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

    Publicado em 23/05/2017 às 10:35 | 507244 leituras

  1. Baixe o curso de shell script do Julio Cezar Neves

    Publicado em 07/04/2008 às 19:41 | 481707 leituras

  1. 4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

    Publicado em 25/07/2017 às 14:12 | 351926 leituras

  1. Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

    Publicado em 28/04/2017 às 11:19 | 299771 leituras

  1. Linux Foundation luta por assinatura do Microsoft Secure Boot

    Publicado em 21/11/2012 às 12:58 | 15008 leituras

  1. VirtualBox 4.1 Beta 2 ganha suporte à passagem PCI

    Publicado em 13/07/2011 às 16:54 | 17357 leituras

  1. As novidades do GNOME 3.4

    Publicado em 30/03/2012 às 15:31 | 15228 leituras

  1. O kernel Linux 3.3 deve atrasar em uma semana

    Publicado em 14/03/2012 às 8:37 | 11508 leituras

  1. Sony disponibilizou o código-fonte para o Xperia S

    Publicado em 26/03/2012 às 14:50 | 14123 leituras

whitepapers

mais whitepapers