Em curso de colisão: dois lançamentos do Google que vão tirar o sono da Microsoft

Publicado em 08/07/2009 às 16:26 | 16066 leituras

Finalmente os rumores se confirmaram: conforme já anunciado em quase todo lugar, o Google finalmente anunciou o lançamento do seu sistema operacional, o Chrome OS — baseado em Linux e, claro, Software Livre. Mas quem achava que era somente isso, se engana: a gigante de buscas também lançou a sua própria versão do NX, o Neatx, sistema de código aberto para serviços de terminal. Com isso, a empresa entra de vez em curso de colisão frontal com a Microsoft.


Versão para impressão Enviar por email


Por Rafael Peregrino da Silva



Finalmente os rumores se confirmaram: conforme já anunciado em quase todo lugar, o Google finalmente anunciou o lançamento do seu sistema operacional, o Chrome OS — baseado em Linux e, claro, Software Livre. Mas quem achava que era somente isso, se engana: a gigante de buscas também lançou a sua própria versão do NX, o Neatx, sistema de código aberto para serviços de terminal. Com isso, a empresa entra de vez em curso de colisão frontal com a Microsoft.



“Eu estou assumindo que nós vamos ver laptops baseados em Linux utilizando como fundamento a plataforma Android, além de apenas nos celulares. Nós vamos enfrentar uma concorrência sem precedentes do Google no segmento de sistemas operacionais para desktop.” Steve Ballmer, CEO da Microsoft, só errou no nome do sistema operacional, conforme noticiamos no início do ano.

Chrome OS



No blog oficial do Google, Sundar Pichar, VP de Gerenciamento de Produto, e Linus Upson, Diretor de Engenharia, anunciaram o desenvolvimento de um sistema operacional próprio. Os sistemas operacionais atuais, sobre os quais são executados os navegadores, vêm de uma era em que a Internet não existia. Segundo a empresa, o Chrome OS deverá considerar as necessidades de um ambiente muticonectado, em que a Internet faz parte do dia-a-dia do usuário, e deverá consumir o mínimo de recursos de hardware, além de ser extremamente amigável, rápido, seguro e de fácil operação. O objetivo da empresa é apresentar um sistema que seja inicializado em poucos segundos e que deverá debutar no mercado em meados de 2010, equipando em um primeiro momento netbooks com processadores x86 e ARM — desktops comuns deverão vir mais tarde. O código fonte do sistema deverá ser liberado ainda este ano! O Google já estaria negociando com alguns parceiros OEM que deverão equipar seus netbooks com o novo sistema — a empresa ainda não revelou quais serão esses fabricantes de hardware.



Da mesma forma que no caso do Android, o Google OS terá como base um kernel Linux. A interface gráfica do sistema não deverá usar o X11: a empresa estaria trabalhando em um novo gerenciador de janelas. A Internet deverá ser a plataforma de desenvolvimento primária do Chrome OS, no qual aplicativos web deverão funcionar de modo transparente. Em resumo: o sistema operacional será, no fim das contas, o próprio navegador. O uso do Linux como sistema operacional básico está cada vez mais caminhado para a comoditização: além do Google, empresas como Intel, AMD, Nokia, Motorola, HTC, Samsung, Kyocera, Palm, Grandstream e muitos outros fabricantes estão usando o sistema do pingüim como base para equipamentos e produtos de software. Aplicativos desenvolvidos para o Chrome OS deverão funcionar também em qualquer navegador que seja compatível com padrões web, qualquer que seja o sistema operacional.



Neatx



O que a Microsoft provavelmente não esperava é que o Google adentrasse também o terreno dos serviços para terminais. O Neatx é uma customização escrita em Python do código fonte do FreeNX, desenvolvido pela empresa italiana NoMachine, e já está disponível para download.



De acordo com o anúncio de lançamento, há tempos a gigante de buscas já estava de olho no NX. Os motivos para isso são simples: o avanço da tecnologia frente às soluções disponíveis e o licenciamento sob a GPL, ambos decisivos para a adoção do aplicativo como base para o novo software. A empresa ainda classifica o Neatx como prova de conceito, que usa também partes de outros projetos de código aberto, como é o caso do Ganeti, um sistema de gerenciamento de clusters capaz de realizar a orquestração de sistemas virtualizados com Xen e KVM. A médio prazo, o Neatx deverá exibir — “sem engasgos” — interfaces gráficas de sistemas virtualizados utilizando conexões com alta latência, como é o caso de conexões via celular.



Há vários projetos de servidores de terminal que têm o NX como base, como por exemplo o X2go. A NoMachine liberou em 2003 o código fonte das bibliotecas que constituem a base do sistema sob a GPL. O aplicativo se destaca nos quesitos compressão adaptativa e intermediação (proxying) inteligente, de modo que para quase todos os eventos do servidor X na interface do servidor de terminais há um algoritmo específico de compressão e de memorização dinâmica (caching). Com isso, é possível abrir sessões de ambientes gráficos remotos através de conexões cuja largura de banda esteja entre 5 a 10 kbps. O cliente para NX é multiplataforma, podendo ser executado em Mac OS, Linux e Windows para acessar servidores Linux, Windows ou até mesmo servidores VNC. Sua versão comercial é equipada com recursos de gerenciamento bastante abrangentes.



Conclusão



Os dois anúncios do Google em um único dia apontam para um futuro superconectado, em que a Internet possa estar cada vez mais onipresente, independentemente da qualidade da conexão disponível. O uso de Software Livre é, em resumo, o motor de todas essas inovações, e o Google sabe muito bem tirar proveito do trabalho prévio de projetos de código aberto desenvolvidos pela comunidade. Não bastasse isso, fica claro que está ficando cada vez mais difícil para a gigante de Redmond ficar indiferente às vantagens que o modelo de desenvolvimento do Software Livre confere à gigante de buscas, que, no final das contas, bate de frente com a empresa de Bill Gates em praticamente todas as áreas-chave em que ela atua.



Tudo isso seria praticamente impossível sem o modelo de trabalho colaborativo para desenvolvimento de software, instituído há 25 anos pelo projeto GNU. O fato é que, cada vez mais, o futuro da tecnologia assenta sobre a filosofia do compartilhamento estruturado, em que todos têm a oportunidade de contribuir e de tirar proveito das contribuições de seus pares. As empresas que souberem tirar proveito disso irão se destacar cada vez mais. E, para quem não imagina um mundo sem o Google, vale lembrar que a apresentação do sistema de buscas realizada por Larry Page e Sergey Brin ao investidor que possibilitou o início da empresa enquanto companhia estabelecida ocorreu em 1998 — esse investidor era Andy Bechtolsheim, um dos fundadores da Sun Microsystems, que entregou aos dois um cheque no valor de 100.000 dólares. Assim, em pouco mais de 10 anos — usando muito Software Livre — a empresa é um exemplo do que se pode fazer quando se alia criatividade e desenvolvimento colaborativo.

Comentários


Outras notícias

Livro sobre Métodos Ágeis disponibilizado livremente

Publicado em: 14/02/2019 às 15:20 | leituras |

"Scrum - Projetos Ágeis e Pessoas Felizes", de autoria de Cesar Brod, disponibilizado de forma livre (Creative Commons) para download e consulta.

Papo de SysAdmin vai lançar Club DevOps

Publicado em: 19/01/2019 às 17:53 | leituras |

Plataforma deverá ser ambiente para reciclagem e capacitação em tecnologias DevOps.

Assespro-PR é o mais novo parceiro de canal do LPI no Brasil

Publicado em: 18/12/2018 às 11:10 | leituras |

A Assespro-PR — Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação —, e o Linux Professional Institute – LPI, firmaram uma parceria que deverá beneficiar as empresas associadas à Assespro-PR, bem como contribuir para a profissionalização do mercado de Software Livre e de Código Aberto no Paraná.

Linux Developer Conference Brazil: faltam poucos dias!

Publicado em: 14/08/2018 às 11:57 | leituras |

Evento será realizado nas dependências da UNICAMP, em Campinas, nos dias 25 e 26 de agosto.

Leitor da Linux Magazine paga meia para entrar no FISL18

Publicado em: 06/07/2018 às 21:05 | leituras |

Parceria entre a ASL.org e a Linux Magazine disponibiliza código promocional que fornece 50% de desconto na inscrição para o FISL18.

DevOpsDays chega a Maringá pela primeira vez

Publicado em: 20/03/2018 às 18:25 | leituras |

O DevOpsDays terá sua sétima edição no Brasil sendo sediada na cidade de Maringá, no Paraná, dias 23 e 24 de março, no Sebrae. O evento acontece em mais de 40 países e nele foi criado o termo "DevOps" (em 2009, na cidade de Gante - Bélgica).

SENAI/Fatesg promove segundo Meeting Hacker Senai

Publicado em: 18/02/2018 às 12:47 | leituras |

No dia 24/02/2018 a partir das 8:00h, o SENAI/Fatesg realizará o segundo Meeting Hacker Senai, com a participação do LPI, da Infomach e da Barketilly.

Certificações LPI: o caminho para turbinar a sua carreira

Publicado em: 13/10/2017 às 15:50 | leituras |

O Linux Professional Institute (LPI) oferecerá provas de certificação na Latinoware, em Foz do Iguaçu, em outubro, na Poticon, em Natal e no FGSL em novembro. Fique antenado! Este artigo elenca as últimas novidades sobre o LPI.

Blog do maddog: Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 14:09 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 13:23 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

Publicado em: 25/07/2017 às 14:12 | leituras |

A 4Linux — uma empresa líder em soluções Open Source e em práticas DevOps — está procurando profissionais para trabalhar como gerente técnico, que tenha bons conhecimentos em Linux e Softwares Livres. São duas vagas: uma para trabalhar em Brasília e outra para São Paulo.

Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

Publicado em: 23/05/2017 às 10:35 | leituras |

O evento irá abordar a forte disseminação de sistemas Linux em toda a estrutura de informação e mostrará a importância de técnicos da área serem capazes de identificar rotas, especificar controles de acesso para usuários Linux e monitorar a atividade privilegiada do usuário ao longo da rede de informação e, especialmente, na complexidade da nuvem. Participantes poderão requerer gratuitamente os créditos de CPE (Continuing Professional Education).

Novas vagas para os minicursos do WikiLab

Publicado em: 16/05/2017 às 11:59 | leituras |

Novas vagas abertas para os minicursos do WikiLab. Todos que já apoiaram ou apoiarem o projeto WikiLab no Catarse (com qualquer valor) podem participar.

Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

Publicado em: 28/04/2017 às 11:19 | leituras |

Novo evento sobre Software Livre será realizado no Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM).

Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

Publicado em: 19/04/2017 às 17:18 | leituras |

A Soluti Certificação Digital está em busca de um profissional para atuar como especialista Linux em Goiânia.

Vaga para analista de TI com experiência em ECM/GED, BPM e BI

Publicado em: 16/12/2016 às 11:12 | leituras |

Renomada empresa de serviços de consultoria em TI, está em busca de um analista de TI para trabalhar em projetos de implementação de soluções ECM/GED, BPM e BI usando os sistemas Alfresco, Activiti, Bonita, Camunda e SpagoBI.

Nova versão do Scalix Groupware oferece suporte completo a IBM Power & IBM Mainframes

Publicado em: 14/12/2016 às 12:59 | leituras |

A nova versão dá liberdade de escolha às empresas para usar as tecnologias mais modernas oferecidas pelo mercado como base para sua solução de e-mail e colaboração

Software Livre e de Código Aberto: uma questão de economia, não de política

Publicado em: 12/11/2016 às 12:36 | leituras |

Os argumentos apresentados neste artigo são todos aspectos econômicos, e não aspectos políticos. Decisões baseadas em política (e não em economia) devem ser lembradas pelos eleitores nas próximas eleições.

Lançamento: E-book E-mail e Colaboração no Século XXI (grátis)

Publicado em: 29/09/2016 às 9:15 | leituras |

A Linux Magazine, em parceria com a Scalix Brasil e a Linux Solutions, acaba de lançar o novo ebook da série "Technology Report": E-mail e Colaboração no Século XXI. Baixe gratuitamente!

Oportunidade na 4Linux - Vaga para Brasília

Publicado em: 25/08/2016 às 9:58 | leituras |

A 4Linux, empresa de consultoria e treinamento especializada em tecnologia Open Source, está em busca de um profissional com o perfil de analista de infraestrutura Linux pleno, para atuar em Brasília.

Lançamento: E-book 101 dicas para usar o Linux como um Profissional (grátis)

Publicado em: 01/08/2016 às 8:19 | leituras |

Baixe gratuitamente o e-book "101 dicas para usar o Linux como um Profissional", contendo os principais conselhos para não se apertar no seu trabalho ao usar e configurar o sistema do pinguim.

Sicoob adota soluções de código aberto e triplica rede de associados

Publicado em: 19/07/2016 às 12:22 | leituras |

A partir do projeto, a empresa pôde substituir mais de 500 servidores físicos de pequeno porte, consolidando todas as transações em três mainframes e 15 máquinas Intel de alto desempenho (high end).

BrodTec é a nova revenda Scalix na Região Sul

Publicado em: 30/03/2016 às 11:20 | leituras |

No mês de março, a Scalix firmou parceria com a BrodTec para que a empresa seja o seu represente oficial no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Linux Professional Institute anuncia seu novo Diretor de Desenvolvimento Regional para o Brasil

Publicado em: 21/03/2016 às 18:51 | leituras |

Há muito tempo incentivando softwares livres e de código aberto, Cesar Brod é, agora, o responsável do instituto para ampliar a formação e certificação em Linux no Brasil.

ASL.Org lança campanha de doação para realizar o FISL17

Publicado em: 05/02/2016 às 21:20 | leituras |

A Associação Software Livre (ASL.Org) iniciou nesta quinta-feira (4) uma campanha de arrecadação de fundos para a continuidade de seus trabalhos, entre eles a organização da 17ª edição do Fórum Internacional Software Livre (FISL17), que acontece de 13 a 16 de julho em Porto Alegre.


Mais notícias


lançamento!

LM 119 | Backup e Restauração




Impressa esgotada
Comprar Digital  R$ 10,90 Digital

  1. Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

    Publicado em 19/04/2017 às 17:18 | 635033 leituras

  1. Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

    Publicado em 23/05/2017 às 10:35 | 552378 leituras

  1. Baixe o curso de shell script do Julio Cezar Neves

    Publicado em 07/04/2008 às 19:41 | 535164 leituras

  1. 4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

    Publicado em 25/07/2017 às 14:12 | 399682 leituras

  1. Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

    Publicado em 28/04/2017 às 11:19 | 342182 leituras

  1. Orion é o novo editor de Javascript do Firefox 8

    Publicado em 14/11/2011 às 12:00 | 15632 leituras

  1. Unisys prevê ampliação do uso de soluções de Código Aberto

    Publicado em 11/02/2008 às 17:07 | 12833 leituras

  1. LibreOffice 3.5.6 lançado

    Publicado em 16/08/2012 às 16:51 | 14005 leituras

  1. Reorganizando binários

    Publicado em 03/11/2011 às 12:35 | 16178 leituras

  1. Open webOs beta já está pronto para desenvolvedores

    Publicado em 03/09/2012 às 16:40 | 14920 leituras

whitepapers

mais whitepapers