Android sob ataque

Publicado em 31/05/2011 às 10:04 | 18600 leituras

Novidades dos campos de batalha do sistema operacional do Google.


Versão para impressão Enviar por email


Não é novidade que o sistema operacional Linux é o alvo favorito de empresas desenvolvedoras de software proprietário e detentores de patentes. O histórico dos casos judiciais nos leva de volta à 2003 com o caso SCO vs. IBM, em que a SCO pedia ressarcimento por violações de patentes Unix, que alegava possuir, presentes no código Linux.


Após esse primeiro caso, surgiram recorrentes demandantes pedindo licenciamentos e royalties (pagamento por uso de patentes) pelo uso do sistema operacional Linux, também começou uma campanha de medo, incerteza e dúvida (fear, uncertainty, doubt ou FUD) sobre o estado livre e gratuito do Linux, que se estende até hoje.


E nenhum sistema Linux angariou tantos rivais nos tribunais como o Android. Desenvolvido para plataformas móveis pela gigante da internet, o Google, essa distribuição ganhou os aparelhos do mundo todo e ajudou empresas de telefonia a se posicionar no mercado de smartphones. As pesquisas mostram que ele é o sistema de aparelhos celulares que mais cresce em uso no mundo.


É desnecessário dizer que essa popularidade do sistema atraiu olhares de concorrentes e trolls de patentes, que avançaram salivando por um pedaço dos lucros.


Em Maio de 2011 o Android já acumula 44 processos, desde março de 2010, envolvendo supostas violações de patentes, entre os principais demandantes estão a Apple, Microsoft, Oracle e eBay. Muitas vezes as demandas não são feitas diretamente o Google, mas sim para os fabricantes de aparelhos com Android, como a HTC, Samsung e Motorola. A Linux Magazine resolveu criar um pequeno resumo sobre o que está acontecendo no campo de batalha do mercado de smartphones.


Litígios envolvendo Android


Oracle vs. Google


Já noticiamos alguns avanços do caso da Oracle, que processa o Google por infringir patentes sobre o Java com sua máquina virtual Dalvik. Nesse caso temos boas notícias: o juiz William Alsup exigiu que a Oracle reduzisse o número de demandas feitas contra o Google e que ambas as empresas diminuíssem o número de patentes em questão para um mínimo possível.


Essa decisão beneficia o Google que deve pode se defender de um número menor de acusações. Mas que, por via das dúvidas, contratou mais um escritório de advocacia para lidar com o caso.


O colunista Alexandre Santos escreveu sobre o caso na edição da Linux Magazine, seu texto, que explica como até mesmo a Apache Foundation se envolveu no litígio, merece leitura.


Apple vs. Samsung


O caso da empresa responsável pelo iPad e pelo iPhone contra sua principal concorrente no mercado de smartphones e tablets diz respeito ao visual dos lançamentos recentes da Samsung, que estariam copiando o desenho patenteado dos produtos com a maçãzinha, mas o Android está também na mira.


Dentre todas as patentes apresentadas pela Apple, duas envolvem o sistema operacional e estão lá como "caronas" no processo, uma jogada advocatícia da Apple para pressionar a Samsung pelo uso do sistema.


O caso já se desenrola há alguns meses em mesas de conciliação e finalmente chegou aos tribunais esse mês, com a Apple pedindo para a Samsung suas unidades-protótipo dos aparelhos que infringiriam as patentes, para conferência. A empresa coreana respondeu, exigindo que Cupertino entregue produtos ainda não lançados, como o iPhone 5 e o iPad 3, também para conferência de regularidade de patentes.


O caso ainda está em seu início, com apostas altas dos advogados para tentar pressionar o lado contrário. É uma briga de gigantes que ainda vai dar o que falar.


Microsoft vs. todos


A Microsoft tem buscado litígio ou licenciamento de patentes em todos os setores que usam o sistema Android. A empresa alega que o sistema Android viola um bom número de suas patentes e tem buscado seus supostos direitos. O caso judicial mais recente é contra a livraria Barnes & Noble, criadora do tablet Nook, que está enfrentando a empresa de Redmond e trouxe relatos pavorosos sobre as práticas da Microsoft contra seus demandados.


Longe dos tribunais, contudo, o "poder de persuasão" de Steve Ballmer consegue meter medo em fabricantes de celulares e fazê-los assinar acordos de licenciamento bem onerosos. Foi o caso da HTC que anunciou hoje que licenciou os direitos de uso de patentes que supostamente envolveriam o sistema Android. A HTC pagará à Microsoft cinco dólares para cada celular com Android vendido. Uma conta rápida mostra que com esse valor, a Microsoft passaria a lucrar mais com celulares Android do que com todos os Windows Phone 7 vendidos.


Conclusão


Assistir esses gigantes se digladiarem em cortes e torcer para assistir uma humilhação jurídica de algum dos trolls de patentes que atacam o sistema Android pode parecer divertido, mas essa incessante guerra legal em que está envolvido o sistema, pode trazer problemas a longo prazo. O Android pode sair com sua credibilidade manchada e perder apoio dos fabricantes que desejam entrar no mercado de smartphones por opções mais seguras.



Essa é uma prova de fogo para o sistema da Google e ele pode não sobreviver a essa inundação de litígios.

Comentários


Outras notícias

Assespro-PR é o mais novo parceiro de canal do LPI no Brasil

Publicado em: 18/12/2018 às 11:10 | leituras |

A Assespro-PR — Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação —, e o Linux Professional Institute – LPI, firmaram uma parceria que deverá beneficiar as empresas associadas à Assespro-PR, bem como contribuir para a profissionalização do mercado de Software Livre e de Código Aberto no Paraná.

Linux Developer Conference Brazil: faltam poucos dias!

Publicado em: 14/08/2018 às 11:57 | leituras |

Evento será realizado nas dependências da UNICAMP, em Campinas, nos dias 25 e 26 de agosto.

Leitor da Linux Magazine paga meia para entrar no FISL18

Publicado em: 06/07/2018 às 21:05 | leituras |

Parceria entre a ASL.org e a Linux Magazine disponibiliza código promocional que fornece 50% de desconto na inscrição para o FISL18.

DevOpsDays chega a Maringá pela primeira vez

Publicado em: 20/03/2018 às 18:25 | leituras |

O DevOpsDays terá sua sétima edição no Brasil sendo sediada na cidade de Maringá, no Paraná, dias 23 e 24 de março, no Sebrae. O evento acontece em mais de 40 países e nele foi criado o termo "DevOps" (em 2009, na cidade de Gante - Bélgica).

SENAI/Fatesg promove segundo Meeting Hacker Senai

Publicado em: 18/02/2018 às 12:47 | leituras |

No dia 24/02/2018 a partir das 8:00h, o SENAI/Fatesg realizará o segundo Meeting Hacker Senai, com a participação do LPI, da Infomach e da Barketilly.

Certificações LPI: o caminho para turbinar a sua carreira

Publicado em: 13/10/2017 às 15:50 | leituras |

O Linux Professional Institute (LPI) oferecerá provas de certificação na Latinoware, em Foz do Iguaçu, em outubro, na Poticon, em Natal e no FGSL em novembro. Fique antenado! Este artigo elenca as últimas novidades sobre o LPI.

Blog do maddog: Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 14:09 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 13:23 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

Publicado em: 25/07/2017 às 14:12 | leituras |

A 4Linux — uma empresa líder em soluções Open Source e em práticas DevOps — está procurando profissionais para trabalhar como gerente técnico, que tenha bons conhecimentos em Linux e Softwares Livres. São duas vagas: uma para trabalhar em Brasília e outra para São Paulo.

Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

Publicado em: 23/05/2017 às 10:35 | leituras |

O evento irá abordar a forte disseminação de sistemas Linux em toda a estrutura de informação e mostrará a importância de técnicos da área serem capazes de identificar rotas, especificar controles de acesso para usuários Linux e monitorar a atividade privilegiada do usuário ao longo da rede de informação e, especialmente, na complexidade da nuvem. Participantes poderão requerer gratuitamente os créditos de CPE (Continuing Professional Education).

Novas vagas para os minicursos do WikiLab

Publicado em: 16/05/2017 às 11:59 | leituras |

Novas vagas abertas para os minicursos do WikiLab. Todos que já apoiaram ou apoiarem o projeto WikiLab no Catarse (com qualquer valor) podem participar.

Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

Publicado em: 28/04/2017 às 11:19 | leituras |

Novo evento sobre Software Livre será realizado no Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM).

Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

Publicado em: 19/04/2017 às 17:18 | leituras |

A Soluti Certificação Digital está em busca de um profissional para atuar como especialista Linux em Goiânia.

Vaga para analista de TI com experiência em ECM/GED, BPM e BI

Publicado em: 16/12/2016 às 11:12 | leituras |

Renomada empresa de serviços de consultoria em TI, está em busca de um analista de TI para trabalhar em projetos de implementação de soluções ECM/GED, BPM e BI usando os sistemas Alfresco, Activiti, Bonita, Camunda e SpagoBI.

Nova versão do Scalix Groupware oferece suporte completo a IBM Power & IBM Mainframes

Publicado em: 14/12/2016 às 12:59 | leituras |

A nova versão dá liberdade de escolha às empresas para usar as tecnologias mais modernas oferecidas pelo mercado como base para sua solução de e-mail e colaboração

Software Livre e de Código Aberto: uma questão de economia, não de política

Publicado em: 12/11/2016 às 12:36 | leituras |

Os argumentos apresentados neste artigo são todos aspectos econômicos, e não aspectos políticos. Decisões baseadas em política (e não em economia) devem ser lembradas pelos eleitores nas próximas eleições.

Lançamento: E-book E-mail e Colaboração no Século XXI (grátis)

Publicado em: 29/09/2016 às 9:15 | leituras |

A Linux Magazine, em parceria com a Scalix Brasil e a Linux Solutions, acaba de lançar o novo ebook da série "Technology Report": E-mail e Colaboração no Século XXI. Baixe gratuitamente!

Oportunidade na 4Linux - Vaga para Brasília

Publicado em: 25/08/2016 às 9:58 | leituras |

A 4Linux, empresa de consultoria e treinamento especializada em tecnologia Open Source, está em busca de um profissional com o perfil de analista de infraestrutura Linux pleno, para atuar em Brasília.

Lançamento: E-book 101 dicas para usar o Linux como um Profissional (grátis)

Publicado em: 01/08/2016 às 8:19 | leituras |

Baixe gratuitamente o e-book "101 dicas para usar o Linux como um Profissional", contendo os principais conselhos para não se apertar no seu trabalho ao usar e configurar o sistema do pinguim.

Sicoob adota soluções de código aberto e triplica rede de associados

Publicado em: 19/07/2016 às 12:22 | leituras |

A partir do projeto, a empresa pôde substituir mais de 500 servidores físicos de pequeno porte, consolidando todas as transações em três mainframes e 15 máquinas Intel de alto desempenho (high end).

BrodTec é a nova revenda Scalix na Região Sul

Publicado em: 30/03/2016 às 11:20 | leituras |

No mês de março, a Scalix firmou parceria com a BrodTec para que a empresa seja o seu represente oficial no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Linux Professional Institute anuncia seu novo Diretor de Desenvolvimento Regional para o Brasil

Publicado em: 21/03/2016 às 18:51 | leituras |

Há muito tempo incentivando softwares livres e de código aberto, Cesar Brod é, agora, o responsável do instituto para ampliar a formação e certificação em Linux no Brasil.

ASL.Org lança campanha de doação para realizar o FISL17

Publicado em: 05/02/2016 às 21:20 | leituras |

A Associação Software Livre (ASL.Org) iniciou nesta quinta-feira (4) uma campanha de arrecadação de fundos para a continuidade de seus trabalhos, entre eles a organização da 17ª edição do Fórum Internacional Software Livre (FISL17), que acontece de 13 a 16 de julho em Porto Alegre.

EMC² acelera mudança para código aberto

Publicado em: 07/01/2016 às 11:47 | leituras |

Projeto open source do RackHD™ e nova versão do CoprHD reforçam os investimentos da EMC² com a comunidade de desenvolvimento e auxiliam nos desafios de gestão em data centers de hiperescala.

Red Hat lança promoção especial de verão para treinamentos virtuais

Publicado em: 06/01/2016 às 11:18 | leituras |

10% de desconto para as aulas de Virtual Training nas turmas dos meses de janeiro e fevereiro. Além disso, os que aderirem à promoção ainda terão 50% de desconto no exame de certificação final.


Mais notícias


lançamento!

LM 119 | Backup e Restauração




Impressa esgotada
Comprar Digital  R$ 10,90 Digital

  1. Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

    Publicado em 19/04/2017 às 17:18 | 589691 leituras

  1. Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

    Publicado em 23/05/2017 às 10:35 | 507244 leituras

  1. Baixe o curso de shell script do Julio Cezar Neves

    Publicado em 07/04/2008 às 19:41 | 481707 leituras

  1. 4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

    Publicado em 25/07/2017 às 14:12 | 351926 leituras

  1. Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

    Publicado em 28/04/2017 às 11:19 | 299771 leituras

  1. Primeiro beta do PHP 5.5 com novo acelerador

    Publicado em 26/03/2013 às 13:37 | 10792 leituras

  1. Unity 6.6 fará parte do Ubuntu 12.10

    Publicado em 24/09/2012 às 9:31 | 12560 leituras

  1. A Comunidade do "BrOffice" continua viva

    Publicado em 20/10/2011 às 18:00 | 12584 leituras

  1. Fundador do OpenStreetMap é contratado pela Microsoft para integrar o projeto BingMaps

    Publicado em 29/11/2010 às 10:39 | 11653 leituras

  1. Administrador de storage: desponta um novo profissional na TI

    Publicado em 05/09/2013 às 10:21 | 11078 leituras

whitepapers

mais whitepapers