Blog do Maddog


Reflexões de um Cachorro Louco

Projeto Cauã: definição de mercado vertical

Publicado em 01/03/2010 às 14:03 | 33799 leituras


Versão para impressão Enviar por email

    

Por Jon ‘maddog’ Hall

Publiquei há alguns meses na Linux Magazine um artigo sobre o Projeto Cauã, um projeto que eu iniciei e ao qual muitas pessoas se juntaram, com os objetivos de:

  • criar milhões de novos empregos de alta tecnologia no setor privado em todo o mundo;
  • tornar a computação mais fácil e barata;
  • reduzir significativamente o uso de energia elétrica e outros impactos dos computadores;
  • trazer a inclusão digital a populações pouco servidas em áreas urbanas.

e fazer tudo isso com dinheiro do setor privado, sem exigir gastos por parte do governo.

Embora esses objetivos sejam bem grandiosos, ainda que apenas uma fração deles seja realizada, o projeto valerá a pena. Claro que tudo isso será feito com Software Livre.

Em vez de desperdiçar tempo e espaço para explicar aqui tudo sobre o Projeto Cauã, recomendo que você visite o site do projeto e baixe uma descrição completa dos objetivos do projeto e dos métodos que pretendemos usar para alcançá-los. A atual descrição do projeto (v1.4.0) só existe em inglês, por enquanto, mas há edições completas em português e espanhol chegando em breve. Da mesma forma, existem vídeos no canal “ProjectCaua” do YouTube com legendas em inglês e português (espanhol a caminho) e dizem tudo sobre os objetivos do Projeto Cauã.

Hoje, eu gostaria de discutir e coletar sua opinião a respeito de mercados verticais para o Projeto Cauã.

Um recurso ou produto “horizontal” é algo que “todo mundo” usa num computador. O sistema operacional, os códigos de rede, navegadores web, ferramentas de manutenção do sistema etc. são considerados “horizontais”. Atualmente, “mecanismos de bancos de dados” como MySQL e PostgreSQL são suficientemente onipresentes para ser considerados “horizontais”.

Um mercado “vertical” é um mercado do tipo “Saúde”, “Finanças”, “Varejo”, “Automação doméstica”, “Hotelaria” (restaurantes, hotéis, pensões, agências de viagem), “Imobiliárias” e “Pontos de venda” (PDV). Como vertical, todo cliente tende a compartilhar o mesmo tipo de software (embora possa haver várias marcas desse software). Por outro lado, é bem improvável que sistema de “Automação doméstica” contenham alguma aplicação de “Saúde”, a menos que tenham a ver com a melhor forma de aplicar um band-aid em casa.

Atualmente, um “pacote de escritório” é quase uma “horizontal”, mas existem vários computadores sem pacotes de escritório. “Pequenas e médias empresas” (PME ou SMB), com uma derivação conhecida como “SoHo”, também compõem uma “vertical” com características “horizontais”.

O Projeto Cauã se baseia no desenvolvimento de um conjunto completo de Software Livre para atender as necessidades de um ou mais desses mercados verticais, e aplicar as melhores técnicas da “computação em nuvem” para permitir que os usuários finais usem esse software por meio de thin clients e sistemas servidores. Ao selecionar mercados verticais com alta demanda de thun clients com esse software, podemos criar um centro de empregos para um administrador de sistemas, que poderia oferecer o serviço de manutenção desse software ou sistema. O Projeto Cauã pode entregar uma imagem ISO para cada mercado vertical para que o administrador de sistemas instale esse software de mercado vertical para seus usuários finais. Exemplos de projetos assim são o Ubuntu Studio e o 64 Studio, na área de multimídia.

Atualmente, temos pensado em quatro mercados verticais: Automação doméstica, Hotelaria, PME e PDV. Existem elementos do Software Livre que resolvem as necessidades desses mercados verticais em grande parte, e essas necessidades verticais são discutidas na descrição do projeto.

Mas o Projeto Cauã é um projeto comunitário de Software Livre e, como tal, pedimos à comunidade para ajudar a definir outras possíveis verticais de mercado que:

  • funcionariam bem numa configuração servidor-thin client em que os thin clients fossem conectados por fios ao servidor (por exemplo, um prédio residencial grande ou um grande edifício comercial com várias pequenas empresas que poderiam compartilhar o servidor);

  • tendessem a ter quase os mesmos recursos de software em um grande número de thin clients (isto é, poderia haver alguns outros softwares usados por uns poucos thin clients).

Enquanto eu escrevia este post, o termo “Call center” veio à minha mente, e eu reconheci que um call center poderia se encaixar muito bem nesse modelo, então tenho muita esperança de que a comunidade do SL conseguirá pensar em outras verticais que eu possa ter esquecido até agora.

Uma última nota: foi de propósito que retiramos “educação” das verticais, pois consideramos que já existem muitos projetos bons em SL que funcionam no campo educacional, e normalmente as instituições educativas já possuem seus próprios administradores de sistemas. Portanto, “educação” como vertical não necessariamente criaria um novo emprego. Claro que não há razão para o Projeto Cauã servir de base para um software que poderia ser usado em educação, mas não achamos que uma vertical para educação siga as necessidades do Projeto Cauã.

Leitores, por favor sugiram outras “verticais” nos comentários deste post. Por favor incluam os motivos para essa vertical ser considerada e em uma semana vamos reunir todas as sugestões, publicá-las e prosseguir para o próximo passo, que seria a definição dos requisitos das verticais mais interessantes.

Obrigado.

Carpe Diem!

Comentários

Outros Posts

Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em 06/10/2017 às 13:23 – Comentar primeiro

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.
Leia mais...

Software Livre e de Código Aberto: uma questão de economia, não de política

Publicado em 12/11/2016 às 12:36 – Comentar primeiro

Os argumentos apresentados neste artigo são todos aspectos econômicos, e não aspectos políticos. Decisões baseadas em política (e não em economia) devem ser lembradas pelos eleitores nas próximas eleições.
Leia mais...

Rapidinhas do maddog

Publicado em 24/03/2014 às 15:55 – Comentar primeiro

Se você é um estudante de ciência ou engenharia da computação e está procurando uma maneira de fazer dinheiro extra e obter uma grande experiência de trabalho, leia este post até o fim!
Leia mais...

Olá, presidenta Rousseff... eu avisei!

Publicado em 22/10/2013 às 12:18 – Comentar primeiro

Em sua mais recente postagem, maddog conta um pouco sobre o Projeto Cauã e como evitar que problemas como os ocorridos com a espionagem da NSA voltem a ocorrer.
Leia mais...

FISL e DrupalCamp Porto Alegre

Publicado em 10/06/2013 às 12:23 – Comentar primeiro

maddog dá a dica: inscreva-se para na caravana DrupalCamp e vá ao FISL em Porto Alegre com 50% de desconto.
Leia mais...

O ano do centenário de um grande homem: Alan Turing

Publicado em 16/10/2012 às 15:00 – Comentar primeiro

Grã-Bretanha busca corrigir um dos maiores equívocos de sua história, ao ter tratado o cientista como um inimigo de Estado após Segunda Guerra Mundial.


Leia mais...

Mea culpa

Publicado em 18/09/2012 às 15:07 – Comentar primeiro

Como a Apple poderia lidar com seus problemas de forma mais diplomática. 


Leia mais...

Jon 'maddog' Hall se declara homossexual

Publicado em 26/06/2012 às 17:31 – Comentar primeiro

Diretor da Linux Internacional revela as razões de ter "saído do armário" em um post comovente em seu blog pessoal.


Leia mais...

Recessão? Que recessão?

Publicado em 05/06/2012 às 13:34 – Comentar primeiro

Maddog conta a história de sucesso de um desenvolvedor brasileiro que entendeu como usar serviços de software livre.


Leia mais...

O conto das mensagens

Publicado em 04/05/2012 às 13:03 – Comentar primeiro

Maddog avalia os efeitos de mentes fechadas sobre até mesmo o mais simples do softwares.


Leia mais...

As necessidades de muitos

Publicado em 14/12/2011 às 9:30 – Comentar primeiro

Maddog fala sobre o tempo em que desenvolveu uma atualização para o sistema Ultrix, como aprendeu sobre escolhas e o benefício da opinião da maioria.


Leia mais...

Frustrações noturnas

Publicado em 27/10/2011 às 12:32 – Comentar primeiro

Maddog fala sobre algumas frustrações com a tecnologia e como isso pode afetar o seu uso pelos usuários finais


Leia mais...

Cerveja em troca de código

Publicado em 11/07/2011 às 11:55 – 1 comentário(s)

Maddog conta uma história sobre desenvolvedores e a recompensa pelos seus esforços no mundo do software livre.


Leia mais...

Gandhi teria sido um defensor do Software Livre?

Publicado em 05/05/2011 às 11:47 – Comentar primeiro

Maddog traça paralelos com os atos de desobediência civil incentivados por Gandhi com os benefícios do Software Livre.


Leia mais...

Offtopic: Mom&Pop(TM)

Publicado em 15/03/2011 às 10:38 – Comentar primeiro

Maddog conta um pouco sobre sua história familiar e fala sobre o falecimento de sua mãe, Marian Rhoda (Burns) Hall.


Leia mais...

Posts anteriores

lançamento!

LM 119 | Backup e Restauração




Impressa esgotada
Comprar Digital  R$ 10,90 Digital

  1. Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

    Publicado em 19/04/2017 às 17:18 | 593436 leituras

  1. Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

    Publicado em 23/05/2017 às 10:35 | 510952 leituras

  1. Baixe o curso de shell script do Julio Cezar Neves

    Publicado em 07/04/2008 às 19:41 | 486715 leituras

  1. 4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

    Publicado em 25/07/2017 às 14:12 | 355872 leituras

  1. Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

    Publicado em 28/04/2017 às 11:19 | 302490 leituras

  1. Anatel acelera discussão sobre certificação de equipamentos com IPv6

    Publicado em 03/04/2014 às 11:25 | 12396 leituras

  1. Uma interface nativa para o Firefox Mobile

    Publicado em 19/10/2011 às 17:21 | 13479 leituras

  1. Central de Programas do Ubuntu suportará PayPal

    Publicado em 13/12/2011 às 11:11 | 15073 leituras

  1. Em servidores, Windows ganha no faturamento e Linux, no crescimento

    Publicado em 26/08/2010 às 15:38 | 12313 leituras

  1. Startups podem ganhar até R$ 1 milhão em Concurso

    Publicado em 28/07/2014 às 12:05 | 9951 leituras

whitepapers

mais whitepapers